Foto: Blog Dantas Barreto
Dois projetos foram aprovados, um já na segunda votação na Câmara do Recife, e outro ontem, na Assembleia Legislativa, que podem melhorar a vida de muita. Ambos garantem a política pública de fornecimento de medicamentos derivados da cannabis medicinal. Falta o prefeito João Campos (PSB) e a governadora Raquel Lyra (PSDB) receberem para que possam sancionar as leis. A partir daí, as redes municipal e estadual poderão fornecer gratuitamente o óleo. Se é remédio por que só agora, no final de 2024, que as casas legislativas começam a admitir a necessidade de atender quem convive com dores crônicas, depressão, autismo, fibromialgia e tantas outras patologias? A resposta é preconceito pelo fato de a cannabis medicinal ter a mesma origem da cannabis que gera a maconha para uso recreativo. Mas, enfim, quem olhava de forma enviesada passou a compreender a necessidade de cuidar de pessoas como Cristina Maria do Nascimento. Ela é auxiliar administrativa desempregada, que mora no bairro de Nova Descoberta, no Recife, e não tem condições de custear mais de R$ 500 pelo remédio que alivia as suas dores físicas e psicológicas. Graças a Associação Aliança Medicinal, Cristina recebe o óleo sem pagar nada. No Congresso Nacional também tem projetos tramitando com o mesmo objetivo de criar a política nacional de fornecimento, mas parece que por lá a maioria dos parlamentares ainda não chegou ao entendimento dessa necessidade. Câmara do Recife e a Assembleia Legislativa já deram seus exemplos.
Teresa também contra Maduro
A senadora Teresa Leitão é mais uma voz no PT a se contrapor à “tensão exagerada por parte de Nicolás Maduro”. Na sua opinião, o presidente da Venezuela está isolado, mas ela acredita Brasil fará o primeiro gesto de reatar o debate. “É necessário para as relações institucionais e políticas entre os dois países”, considera a petista.
Senadora alerta Silvio
Teresa Leitão procurou dar um basta às especulações criadas por Silvio Costa de que ela será ministra para ele assumir o mandato de senador, já que é primeiro suplente. “Silvio diz que o Governo precisa dele no Senado. Isso é muito ruim porque diminui o valor da bancada”, alerta.
Conversa com Álvaro
Sileno Guedes diz que a bancada do PSB apoia a recondução de Álvaro Porto (PSDB) à presidência da Alepe, mas sobre a primeira secretaria tudo será resolvido com o presidente. Sileno diz que há alguns deputados defendendo outro nome no lugar de Gustavo Gouveia (SD).
Igor com João Campos
O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB) retribui a participação do prefeito João Campos (PSB) no segundo turno da sua campanha. Ele está no Recife e se encontrou com o socialista. Sogro de Igor e também prefeito eleito no Cabo, Lula Cabral (SD) esteve junto. O paraense disse que quer implantar o Conecta Belém baseado na tecnologia da PCR.