Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recife e Nantes iniciam tratativas para parcerias futuras

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), deu início uma série de reuniões com representantes da cidade de Nantes, na França, voltadas à troca de experiências. O objetivo é firmar parcerias em projetos de inovação urbana, ativação de espaços públicos e intercâmbio cultural e acadêmico.

O chefe do Gabinete da Inovação Urbana, Ed Ruas, explicou que as intervenções levam em consideração a escuta ativa e o desejo das pessoas do território, com o objetivo de criar um senso de pertencimento. “Os locais passam a ter espaço de lazer para crianças e adultos, integrando urbanismo social, arte urbana e experimentação, tendo as pessoas como centro das nossas ações”, afirmou.

Já foram discutidos o projeto FICOL (Facilidade de Financiamento das Coletividades Territoriais Francesas) com o foco na identificação das melhores práticas adotadas pelo GIURB, especialmente aquelas que envolvem o engajamento da comunidade. Também foram abordadas novas ações voltadas à ativação de espaços públicos, com destaque para iniciativas que promovem a ocupação criativa e o uso coletivo dos ambientes urbanos.

Também foram trocadas experiências entre profissionais de design, arquitetura e inovação. A comitiva francesa conheceu as atividades e metodologias desenvolvidas pelo Gabinete, especialmente aquelas voltadas à arte urbana e ao design aplicado à tecnologia.

A comitiva francesa destacou a qualidade das metodologias empregadas pelo GIURB e reforçou o entusiasmo em consolidar uma parceria duradoura, capaz de gerar impactos positivos tanto em Nantes quanto no Recife. Para Antoine Gripay, do studio de Design Katra e responsável pela  experimentação urbana do FICOL I, em Nantes, foi uma descoberta incrível sobre as conquistas do Gabinete de Inovação Urbana, que adota uma abordagem de design social marcada por humanidade nos bairros do Recife.

“Essas práticas representam uma fonte poderosa de inspiração em iniciativas realizadas com e para as comunidades. Recife e Nantes parecem compartilhar o mesmo ideal de construir uma cidade inclusiva e cultural, onde ninguém seja deixado para trás”, destacou o francês.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade