Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recados da Alepe

Foto: Blog Dantas Barreto

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi cheia de recados e de forma generalizada. O grande derrotado, sem dúvida, foi o atual primeiro secretário, Gustavo Gouveia (SD), que sucumbiu diante da melhor articulação e da boa convivência de Francismar Pontes (PSB) com a maioria dos deputados. Mesmo assim, o socialista venceu com apenas dois votos a mais do que o necessário (26). Das duas uma: ou ambos os parlamentares blefaram quando disseram que teriam mais de 30 votos, ou a traição rolou solta dos dois lados. O grupo Gouveia também saiu desgastado por conta da aposta que o arquirrival deputado Eduardo da Fonte (PP) fez na candidatura de Francismar. E esse episódio pode refletir na eleição da Amupe, já que o presidente Marcelo Gouveia (Podemos) trabalha por mais um mandato e Dudu da Fonte quer impedir. Teve recado para o presidente Álvaro Porto (PSDB), que era visto como unanimidade pela forma como tornou a Assembleia mais independente e por atuar para agradar aos pares. Foram 12 votos em branco e nulos. Porto tem motivo para comemorar a vitória, porém não foi da forma como esperava. E ainda sobrou para a governadora Raquel Lyra (PSDB). Aliados observaram que a decisão dela de não se envolver na eleição da Alepe resultou numa situação nada agradável. Dos sete membros da Mesa, cinco não integraram a sua base: Álvaro Porto, Francismar, Rodrigo Farias (PSB), Aglailson Victor (PSB) e Coronel Alberto Feitosa (PL). Claudiano Martins (PP) e Romero Sales Filho (UB) são aliados, mas ligados a Eduardo da Fonte.

Trabalho por Pernambuco

Álvaro Porto desconversou ao ser questionado sobre o fato de a Mesa Diretora do biênio 2025/2026 ser majoritariamente formada por deputados oposicionistas. “Não acredito que seja uma Mesa de oposição. Temos que ter responsabilidade de trabalhar por Pernambuco”, disse o presidente reeleito da Assembleia Legislativa.

Na pauta do TSE

O último capítulo das eleições municipais em Pernambuco deve acabar na quinta-feira. Está na pauta do TSE o processo sobre a candidatura do prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB). Ele concorreu sub judice para tentar o terceiro mandato consecutivo. Venceu, mas pode não levar.

No on e no off

Vários prefeitos compareceram à reunião convocada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), ontem. Em on, alguns disseram que foi positivo porque há intenção de ajudar os municípios. Mas em off a conversa era outra porque já tinham ouvido tudo no seminário da Amupe.

Incentivo aos produtores

O Senado deve votar, hoje, a urgência para o projeto de incentivo ao biocombustível entrar na pauta. A Câmara já aprovou a proposta do senador Efraim Filho (UB), quando era deputado. O senador Fernando Dueire (MDB) solicitou a urgência para que o projeto seja aprovado, antes do recesso, e assim também beneficiar os produtores de cana.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade