Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Raquel tem Governo aprovado por 54%. Mas precisa conquistar quem tem nível superior, maiores salários e mora no Recife

Foto: Reprodução

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), que apontou a aprovação do Governo Raquel Lyra passando de 53% para 54%, e desaprovação se mantendo em 42%, em relação ao levantamento anterior, mostra alguns dados relevantes. A governadora está prestes a completar dois anos no cargo e vem tentando mostrar mudanças realizadas em Pernambuco. Mas essas informações, conforme a pesquisa, não vêm sendo percebidas por grupos específicos. Os menores índices positivos e maiores negativos estão entre os pernambucanos com ensino superior e que ganham acima de cinco salários mínimos. No entanto, nas demais camadas de escolaridade e renda não se constata avanços.

Os números apontam que a avaliação positiva caiu de 45% para 31% entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos. Parte agora considera regular, já que o índice subiu de 29% para 41%. Nessa faixa salarial, a avaliação negativa cresceu de 24% para 27%.

Há uma estabilidade entre os pernambucanos que ganham até dois salários mínimos: positiva caiu de 36% para 35%; regular subiu de 33% para 34%; e negativa subiu de 25% para 27%.

O mesmo cenário pode ser identificado entre quem recebe até cinco salários mínimos: positiva foi de 38% para 39%; regular de 33% para 30%; e negativa de 26% para 30%.

Esses dados são próximos quando se estratifica a pesquisa por nível de escolaridade. Entre os pernambucanos com ensino superior, a avaliação positiva sobre o Governo Raquel Lyra caiu de 47% para 43%, enquanto a regular foi de 31% para 34% e a negativa aumentou de 19% para 21%.

Também houve piora na avaliação positiva entre aqueles que têm ensino médio completo ou incompleto: caiu de 42% para 37%. Os que acham o Governo regular foi de 30% para 31% e o índice negativo cresceu de 25% para 30%.

Ao tirar a média entre os 1.100 entrevistados no período de 4 a 9 de dezembro, a aprovação cresceu em um ponto percentual, de 53% para 54%, e a desaprovação se manteve em 42%.

Os pesquisadores identificaram que os pernambucanos que veem o Estado melhorando subiram de 45% para 46% e quem acha que está piorando caiu de 19% para 17%. A avaliação regular se manteve em 34%.

REGIÃO

As avaliações também foram divididas por regiões de Pernambuco. Na Região Metropolitana, o Governo Raquel é visto como positivo para 28%, regular por 38% e outros 29% acham negativo. No interior, a gestão tem 39% de avaliação positiva, 37% regular e cai para 21% na negativa.

A situação piora quando a pesquisa se resume à observação dos recifenses. Na Capital, a avaliação positiva é de 20%, regular fica em 23% e a negativa chega a 55%.

Esses dados se refletem na pesquisa, quando os eleitores foram questionados sobre em quem votariam para o Governo do Estado, se as eleições fossem hoje. Foram apresentadas três opções de candidaturas: o prefeito do Recife, João Campos (PSB) teria a preferência de 64%, Raquel Lyra ficou com 22% e o senador Humberto Costa (PT) apenas 4%. Os indecisos representam 1% e 9% disseram que votariam em branco ou nulo.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade