Foto: Hesíodo Góes/Secom
Passando por ampla reforma desde o ano passado, o Hospital da Restauração continua com obras e, nesta sexta-feira (26), foi vistoriado pela governadora Raquel Lyra (PSD). De acordo com o Governo do Estado, encontram-se em fase de conclusão as obras do 6º andar, onde estão os setores de Ortopedia e Traumatologia e a Unidade Avançada em Neurocirurgia. O 8º andar, ocupado pela Clínica Geral, também está sendo revitalizado. O custo para recuperar o HR é orçado em R$ 60 milhões.
A principal intervenção em andamento é a reforma das enfermarias. Parte do sétimo andar já foi entregue em 2024, com novo padrão. Conforme o projeto, os espaços passarão a atender às normas sanitárias vigentes, com enfermarias climatizadas e banheiros acessíveis. Todas as alas ganharão sala especial para isolamento.
“O Hospital da Restauração foi construído na década de 1960 e passou 10 anos para ser concluído, mas nunca havia passado por grandes intervenções em sua infraestrutura. Agora, estamos realizando diversas ações, como a substituição de cerâmicas, a requalificação da parte elétrica e hidráulica, e a instalação de aparelhos de ar-condicionado”, relatou Raquel Lyra.
A governadora disse que Além também estão sendo adquiridos novos equipamentos, a exemplo de ressonância magnética, poltronas e berços. “Tudo isso para garantir um hospital mais moderno, capaz de atender o povo de Pernambuco com dignidade e qualidade”, assegurou.
NOVOS VEÍCULOS
Na agenda de Raquel Lyra também teve o anúncio da aquisição de 185 veículos que serão entregues às prefeituras do Estado para ampliar e qualificar o atendimento ao público na área da assistência social. A iniciativa lançada, chamada de Move SUAS PE, conta com investimento superior a R$ 15 milhões.
A governadora fez a entrega simbólica de um veículo elétrico, já adquirido pelo Estado, para o Arquipélago de Fernando de Noronha. Os demais carros devem ser disponibilizados pela gestão estadual aos municípios nos primeiros meses de 2026.