Foto: Miva Filho/Secom
Os 203 anos da Independência do Brasil foram comemorados, neste domingo (7), com o tradicional Desfile Cívico na avenida Mascarenhas de Moraes, no Recife. Em meio ao clima polarizado da política brasileira, a governadora Raquel Lyra (PSD) pregou o combate às desigualdades sociais e a importância da democracia. O comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro, defendeu a soberania nacional.
“Mais uma vez, participamos desse evento, junto ao Comando Militar do Nordeste. Pernambuco sempre foi berço de lutas pela liberdade e pela democracia, e a mensagem que trago hoje é de fé, esperança e otimismo no nosso futuro. O nosso maior desafio no Brasil é o combate às desigualdades sociais e regionais. Temos trabalhado muito juntos para melhorar nossos indicadores e números, trazendo mais qualidade de vida para o nosso povo. Em Pernambuco, estamos no caminho certo”, salientou Raquel Lyra.
O general Maurílio Ribeiro afirmou que o 7 de Setembro é um dia para ser comemorado pelos brasileiros. “É um dia de festa para a Nação, em que o povo tem a oportunidade de celebrar a independência, a liberdade e a soberania. De celebrar um país gigante, pleno de riquezas e potencial, capaz de alcançar seu pleno desenvolvimento. As Forças Armadas se alegram em poder fazer parte dessa grande festa nacional junto à sociedade brasileira”, declarou o comandante Militar do Nordeste.
O general destacou ainda o compromisso permanente das Forças Armadas com a defesa do Brasil e da sociedade, e agradeceu o apoio recebido do poder público local para a realização da cerimônia.
“Graças a essa atuação integrada e colaborativa, a sociedade pernambucana pôde viver este momento tão importante de celebração da independência, da liberdade e da soberania do nosso país”, completou.
O Desfile Cívico do Recife contou com mais de 3 mil estudantes da rede estadual desfilaram, além de 566 policiais militares, alunos da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar. A corporação apresentou os grupamentos especiais BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. Também desfilaram 207 Bombeiros Militares, apresentando Grupamento Motorizado, que levou à avenida viaturas operacionais utilizadas diariamente nas ocorrências. A Polícia Civil também fez uma demonstração da corporação e de seus equipamentos táticos.