Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Raquel Lyra garante que Estado apoia municípios para minimizar situações de desastres

Foto: Blog Dantas Barreto

A preocupação levantada, nesta quinta-feira (7), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de que 76% cidades de Pernambuco não estão preparados para dar respostas em momentos desastres naturais, também foi colocada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Ao entregar 58 viaturas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, ela disse que o Estado tem atuado junto aos municípios, com fornecimento de equipamentos, elaboração de projetos, captação de recursos e investimentos em obras de infraestrutura.

“É uma preocupação, sim. Por isso que a gente está atuando, desde a primeira reunião que tivemos ainda no primeiro mês do Governo. Trouxemos todas as Defesas Civis, principalmente, de onde tem enchentes, alagamentos e pontos de risco de desabamento de morros e encostas. A gente está ajudando a fazer projetos, captando recursos junto ao Governo Federal, tem do Governo do Estado também, para que possa minimizar e mitigar esses riscos”, relatou a governadora.

Raquel ainda afirmou que a sua gestão está “trabalhando a resiliência climática para adaptar as nossas cidades, com dragagens, com obras que muitas vezes não se vê, mas que são investimentos que precisam acontecer”.

O Corpo de Bombeiros, que tem participação fundamental nos momentos pós-desastres, vem recebendo atenção especial, segundo disse a governadora. “Estamos fortalecendo e já fizemos o maior investimento da história no Corpo de Bombeiros de Pernambuco com a troca de praticamente todas as viaturas. Ainda tem um residual que vamos trocar para garantir 100% de viaturas novas”, assegurou. Hoje a corporação recebeu 34 veículos e 14 motos.

Além dos veículos, Raquel Lyra ressaltou aquisições de botes, jet ski, equipamentos de mergulho e de detecção com infravermelho, para casos “onde houver calor, se houver desabamento, se tiver corpos ou pessoas que precisem ser salvas”. “Estamos trabalhando fortemente com a Defesa Civil de todo o Estado, através do coronel Ramalho, junto aos municípios”, afirmou.

A gestora disse que todo esse trabalho garante “um plano de contingência para emergências”. “A gente também está trabalhando muito para que os municípios possam ter pessoas de referência para a Defesa Civil. A Defesa Civil somos todos nós, a sociedade, as pessoas habilitadas das prefeituras, do Governo de Pernambuco para chegar da maneira mais rápida em um momento de emergência e salvar o maior número de pessoas possível”, acrescentou.

Raquel destacou ainda as obras que o Estado vem realizando para evitar os desastres naturais. “Temos obras de encostas em Olinda, Cortês, Catende, investimentos na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Também obras de dragagem do Rio Beberibe, que em pouco tempo vai ser realidade entre Recife e Olinda, para quando as chuvas acontecerem, não tenha o sufoco da população. São trabalhos contínuos e permanentes com foco nos municípios”, assegurou a governadora.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade