Nós últimos dias, a oposição vem cobrando , sistematicamente na Assembleia Legislativa, a promessa feita pela governadora Raquel Lyra (PSD) de criar 60 mil vagas de creches. Nesta quinta-feira (9), Raquel irá a Caruaru para vistoriar a construção do Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro de Xique Xique, onde estão sendo aplicados mais de R$ 23 milhões. A unidade escolar terá alunos do Pré Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A vistoria está marcada para as 10h.
Este CEI foi anunciado por Raquel em dezembro de 2023 e terá capacidade para 1.300 alunos. A creche está incluída no projeto com 10 salas e constou no primeiro lote da licitação. No início deste ano, a governadora anunciou que, além de Xique Xique, os bairros caruaruenses de Rendeiras, João da Escócia e Vila Cipó também terão creches.
Na última segunda-feira, o deputado Antônio Coelho (UB) apresentou relatório a respeito de 192 projetos de creches do Estado. Desse total, 89 estão em fase de licitação, 55 com ordem de serviço e 48 em obras. Entre as explicações dos aliados do Governo para a demora da entrega das 250 creches previstas, estão a escolha dos terrenos nos municípios, indenizações que precisam ser pagas, processos licitatórios e empresas vencedoras de contratos sem condições de fazer as obras com agilidade.
Até dificuldades criadas por prefeitos da oposição para indicarem terrenos foram citadas. Hoje, o deputado Júnior Matuto (PRD) disse da tribuna da Assembleia que encaminhará pedidos de informações para prefeituras cujos gestores são adversários da governadora, questionando se os terrenos das creches foram ou não escolhidos.
O deputado Renato Antunes (PL) também foi à tribuna para fazer a defesa da governadora e afirmar que a promessa será cumprida. Ele acusou os governos passados do PSB de terem como marca as obras paralisadas, pediu à oposição que não antecipe o discurso eleitoral e deixe Raquel trabalhar.