Foto: Blog Dantas Barreto
A governadora Raquel Lyra (PSD) considerou a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (29), como um retrato do momento. No levantamento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com 53% e 52% a disputa pelo Governo, e Raquel aparece com 31% e 30% das intenções de votos, nos cenários colocados pelo instituto. Mas a governadora ressaltou que já fez muitas entregas e outras continuam acontecendo. E que “a população já sente”. A pesquisa também mostra que a forma de trabalho de Raquel é aprovada por 57% e seu governo é considerado bom e ótimo por 36% dos pernambucanos.
“Pesquisa é termômetro para que a gente possa entender melhor as necessidades e prioridades da população. A gente faz isso de maneira frequente nas escutas com as comunidades, nos processos de construção do orçamento. A gente precisa ter fixado é naquilo que se comprometeu com o povo de Pernambuco. É garantir que as entregas possam acontecer, e estão acontecendo todos os dias”, comentou Raquel.
A governadora afirmou que tem muita coisa sendo feita em Pernambuco e “a população, obviamente, sente parte desse resultado”. “Mas a gente um grande desafio de conseguir fazer todos os nossos sonhos, os projetos, as obras licitadas virarem realidade na vida do nosso povo. Isso já está acontecendo e vai acontecer muito mais, porque os contratos estão em execução e a gente vai trabalhar na fiscalização, para que, na prática, a população possa ser mais feliz em cada lugar que ela mora, para que a gente possa fazer do nosso território um território mais seguro”, assinalou.
REGIÃO METROPOLITANA
A pesquisa Datafolha também mostrou que Raquel Lyra é melhor avaliada no interior de Pernambuco, com 62% de aprovação e 33% de reprovação. No entanto, na Região Metropolitana a desaprovação é de 55% e a aprovação é de 41%. Ao ser questionada sobre esse cenário desfavorável na área que abriga a maior parcela dos pernambucanos, a governadora também garantiu realizações da sua gestão.
“A gente tem trabalhado isso com estratégia. Estamos no 18º mês de redução consecutiva de crime contra o patrimônio, de homicídio, derrubamos mais de 80% dos crimes de roubo em coletivos. Isso vai melhorando a qualidade de vida do povo. Estamos investindo em segurança, em saúde pública, reformando os hospitais, fazendo os mutirões de exames de cirurgias, trabalhando a água e o tratamento de esgoto, novas vias, investimento em infraestrutura e na geração de oportunidade para nossa gente. E a gente tem que atacar em todas as frentes, do combate à fome ao investimento em portos e aeroportos, para a gente poder fazer de Pernambuco um Estado que cresça, mas sem deixar ninguém para trás”, observou.
Raquel ainda disse que, “do mesmo jeito que a gente faz na Região Metropolitana, tem o investimento no interior para que gere desenvolvimento em cada um dos lugares, porque temos potencial para isso”.
“É olhar para o interior, para a descentralização dos investimentos, para a garantia de melhoria da qualidade de vida, com entrega de habitação, com geração de oportunidade. É o nosso foco também na Região Metropolitana do Recife. É óbvio que há um foco muito grande no atendimento à população que mais precisa, porque 43% da população vive aqui (na RMR) e a gente está trabalhando todos os dias para poder cuidar dela melhor, fazendo a nossa parte e buscando também parcerias”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.