Foto: Rafael Vieira/DP
O pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão que o Governo de Pernambuco pretende contratar ainda tramita na Assembleia Legislativa, mas com modificações que não atendem à proposta original. Nesta segunda-feira (1), a governadora Raquel Lyra (PSD) criticou as alterações feitas pelo relator, deputado Waldemar Borges (PSB), que propõe destinar metade dos recursos para os municípios. Raquel está confiante de que o plenário derrubará e seu projeto será aprovado por ampla maioria dos votos. A previsão é que o pedido de empréstimo seja votado nesta semana.
“Não adianta querer colocar texto lá que a própria operação financeira não permite de ser feito. Então, vamos trabalhar para que esses projetos sejam aprovados. Pernambuco tem pressa. O nosso apelo é que a Assembleia Legislativa possa colocar em pauta, que no plenário a maioria, eu tenho certeza que quase a unanimidade dos deputados, votará a favor de Pernambuco”, disse durante entrevista ao participar da etapa do programa Ouvir para Mudar, no Recife.
Raquel enfatizou que, “em cada lugar de Pernambuco, todo mundo exige investimento”. “Estão todos os prefeitos, lideranças políticas, mas, sobretudo, a população esperando de nós que haja grandeza. E a grandeza que a gente tem é de, em vez de estar um querendo atrapalhar o investimento do outro, a gente possa nos dar as mãos para garantir que esses investimentos possam acontecer em Pernambuco”, acrescentou.
Questionada sobre como ter o trabalho reconhecido pelos pernambucanos e garantir a reeleição no próximo ano, a governadora afirmou que isso se dá com trabalho. “Tem gente que está pensando em eleição todo dia. Nós estamos acordando cedo para trabalhar. A gente não sabe mais o que é final de semana, não sabe qual é a hora do dia ou da noite e nem feriado”, assinalou.