Foto: Blog Dantas Barreto
Definido o dia 12 deste mês para dar início às obras do trecho sul do Arco Metropolitano, a governadora Raquel Lyra (PSD) cobra pressa do Governo Federal em relação à etapa norte. Nesta quinta-feira (4), ela conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a necessidade de agilizar os trabalhos. Raquel disse que é preciso soltar logo o edital de licitação porque o projeto está concluído.
“Sobre a segunda etapa do Arco Metropolitano conversei muito com o ministro Renan, hoje, que vai ser entre as BRs 232 e 408 e está praticamente pronto. Faz um ano que está em discussão no Dnit. A gente fez o projeto e entregou a eles. A gente quer soltar esse edital muito em breve”, disse Raquel, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas.
A governadora ressaltou que o Arco prometido há mais de 10 anos “é uma necessidade para garantir competitividade com outros estados, desafogar o trânsito do Recife, unir em Moreno a BR-101 até Suape”. “Só essa etapa vai garantir que melhore a fluidez do trânsito. A população ganha mais o direito de ir e vir e ganha mais negócios para Pernambuco”, acrescentou, se referindo ao trecho sul.
O trecho norte, contudo, enfrenta resistência dos ativistas ambientais, pois a área a ser desmatada é ampla e essa parte da rodovia terá 50km. No entanto, estrategicamente é considerada fundamental, pois ligará o polo industrial de Goiana, na Mata Norte, ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca, na Mata Sul.
Raquel lamentou que “nosso Estado passou muito tempo sem investir em infraestrutura”. “Isso nos custou caro porque vimos os nossos vizinhos crescerem a uma média muito mais acelerada do que Pernambuco”, disparou, apontando a falha dos governos anteriores.
HABITACIONAIS
As declarações de Raquel Lyra foram dadas após o anúncio das construções de habitacionais nos municípios de Paulista e Tamandaré, que beneficiarão 296 famílias. O prazo de entrega é de 180 meses.