Foto: Ricardo Stuckert/PR
A governadora Raquel Lyra (PSD) retornou de Brasília, ontem, contente, alegre e sorridente depois de mais uma agenda administrativa com o presidente Lula (PT). Ela estava ladeada de prefeitos aliados, que também participaram do anúncio de R$ 11,7 bilhões para obras de encostas e drenagem em todo o País. Projetos que contemplam 14 cidades pernambucanas e que custarão R$ 712 milhões. Mas também teve o lado político da cerimônia, até porque Raquel sempre enfatiza a ajuda do Governo Lula a Pernambuco. E o diretório do PT pernambucano mantém o discurso de que aliança para o Governo do Estado só será firmada no próximo ano, mesmo com o prefeito do Recife, João Campos, afirmando que o PSB apoiará a reeleição de Lula de todo jeito. O ministro das Cidades, Jader Filho, fez até um afago. Gravou vídeo ao lado de Raquel e disse: “O grande trabalho que tem sido feito pela governadora Raquel Lyra, por toda a sua equipe… Se estes recursos estão indo, é pelo grande trabalho que tem sido feito por ela”. Jader é filiado ao MDB, que em Pernambuco faz oposição à governadora. A dúvida também fica por conta do PSD, que poderá apoiar Lula ou um candidato de oposição. Raquel, ainda em Brasília, tomou conhecimento de que Pernambuco é Capag B+. Isso quer dizer que, se o Estado já tinha condições de contratar empréstimos, agora é que pode mesmo. Basta a Assembleia Legislativa aprovar os pedidos que já estão prontos para ir ao plenário.
Silvio esbanja elogios
Na homenagem que recebeu na Câmara do Recife, o ministro Silvio Costa Filho falou que o prefeito João Campos (PSB), depois de ser governador, poderá se candidatar a presidente. O socialista foi representado pelo vice Victor Marques (PCdoB). Silvio, se referindo a ele, disse que em breve Victor assumirá a Prefeitura e será tão reconhecido quanto João Campos.
Giro no interior
João Campos (PSB fará mais um giro de pré-campanha pelo interior, em outubro e novembro. Sua equipe está mapeamento as festividades que ele prestigiará. João, por sinal, comemora ter alcançado 80% das creches previstas para o segundo mandato, em apenas 9 meses.
Nova conversa
Os presidentes nacionais do MDB e do Republicanos, Baleia Rossi e Marcos Pereira, deverão se reunir, na próxima semana, para mais uma rodada de conversas. Os dois partidos têm interesse em formar uma federação já de olho nas eleições do próximo ano.
Despacho vapt-vupt
A Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Blindagem e enviou ao Senado. Assim que recebeu, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UB-AC), despachou para a CCJ em apenas 3 minutos. Presidente da comissão, o senador Otto Alencar (PSD-BA) já avisou: “Sou contra a PEC da Blindagem e vou trabalhar contra ela”.