Foto: Hesíodo Góes/Secom
A governadora Raquel Lyra (PSD) está percorrendo cidades do Sertão, com uma agenda de anúncios e, na noite desta sexta-feira (25), prestigiará a abertura do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro. Em Serra Talhada, Raquel lançou investimentos de R$ 33 milhões para o abastecimento d’água. Uma das obras é a recuperação da barragem Jazigo e outra a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Varzinha, incluindo comunidades vizinhas.
“São 8.500 pessoas diretamente atendidas pela adutora, que vão receber água na torneira, garantindo que saiam do sofrimento de não tomar banho, de não lavar roupa e de não cozinhar”, destacou Raquel Lyra.
Em Ouricuri, a governadora participou da entrega de 1.088 títulos de regularização fundiária a agricultores dos sertões do Araripe e do São Francisco. Os 1.088 documentos entregues foram destinados a agricultores e agricultoras de Ouricuri (619), Araripina (196), Lagoa Grande (157), Bodocó (80) e Santa Maria da Boa Vista (36). Os títulos são documentos definitivos e registrados em cartório,
CISTERNAS
Nesta sexta-feira, também, o Governo do Estado anunciou que construirá 4.654 cisternas em áreas rurais de 38 municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata. A iniciativa ocorre por meio de chamamento público, publicado na edição do Diário Oficial.
“Nosso governo tem o compromisso de levar água para todos aqueles que convivem há anos com a escassez. Para isso, buscamos alternativas que atendam às necessidades de cada região. E a construção de cisternas permite que as pessoas possam plantar, criar gados, na terra onde moram, valorizando suas raízes”, ressaltou Raquel Lyra.
O Governo informou que as cisternas beneficiarão prioritariamente famílias de baixa renda em zonas rurais, agricultores familiares e populações em situação de insegurança hídrica e alimentar.
desta sexta-feira (25) para atender às localidades afetadas pela estiagem. O investimento de R$ 40 milhões será aplicado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), para construção de cisternas que irão garantir o acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e criação de pequenos animais das famílias que vivem em áreas rurais e comunidades tradicionais.
A governadora Raquel Lyra ressalta que a iniciativa garante mais dignidade para milhares de famílias pernambucanas. “Nosso governo tem o compromisso de levar água para todos aqueles que convivem há anos com a escassez. Para isso, buscamos alternativas que atendam às necessidades de cada região. E a construção de cisternas permite que as pessoas possam plantar, criar gados, na terra onde moram, valorizando suas raízes. Dessa forma, estamos construindo o Estado mais justo e resiliente para todos”, afirmou.
O projeto será implementado em 38 municípios pernambucanos, distribuídos entre as regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata. As cisternas beneficiarão prioritariamente famílias de baixa renda em zonas rurais, agricultores familiares e populações em situação de insegurança hídrica e alimentar.