Foto: Ricardo Stuckert/PR
Vários são os nomes colocados como pré-candidatos à Presidência da República, mas de fato quem os brasileiros consideram bom para governar o País? A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe fez essa pergunta e o resultado foi lamentável, faltando um ano para as eleições. Se o critério for “já que só tem tu, vai tu mesmo”, o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), levam vantagem. Para 50% dos entrevistados, Lula não seria um bom presidente, mas 47% acham que sim. Tarcísio tem os mesmos 50% de não, só que 33% consideram bom. Depois vem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 54% de não e 32% sim. Para 55%, o governador Ratinho Júnior (PSD-PR) não seria um bom presidente e outros 23% acham que seria. Romeu Zema (Novo-MG) é visto negativamente por 56% e positivamente por 20%. Daí em diante o quadro só piora. Até o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece bem nas pesquisas de intenção de votos, não é visto como boa opção para governar o Brasil, na visão de 62% dos entrevistados. Mas 35% avaliam ser o melhor nome. Os demais pré-candidatos citados foram: Ronaldo Caiado (UB-GO) com 59% de não é 16% de sim; Eduardo Leite (PSD-RS) com 63% de não e 11% de sim; Michelle Bolsonaro (PL) com 66% de não e 25% de sim; Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 69% de não e 20% de sim; e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 74% de não e 16% de sim. Desse grupo, dois ou três deverão estar a disputa. A exceção é Jair Bolsonaro por estar condenado e inelegível.
Em campos opostos
Ao decidir sair do PSB, o deputado Waldemar Borges escolheu ou foi orientado a entrar no MDB, e agora está com a filiação nula por decisão judicial. Em Gravatá, onde ele tem domicílio eleitoral, a sigla é ligada ao também deputado Jarbas Filho, com quem disputa a liderança da bancada na Assembleia Legislativa. Jarbas voltou à função ao recorrer à Justiça.
Posição partidária
Waldemar Borges tem outra questão a enfrentar em Gravatá, caso fique mesmo no MDB. O partido é independente em relação ao prefeito Padre Joselito (Avante) e ele agora faz oposição ferrenha. E o presidente do diretório municipal, Danilo Melo, soube da filiação do deputado pela imprensa.
Pedido de visita
O vereador Gilson Filho (PL) quer visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, mas precisa de autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ontem, a defesa de Bolsonaro encaminhou o pedido. Gilson Filho se diz grato a Bolsonaro por tê-lo incentivado a entrar na política.
COP 30 inflacionada
O presidente Lula (PT) disse, em Belém, que a COP 30 não será a COP do luxo. Mas não é bem assim, haja vista os preços das diárias cobradas pelos hotéis. Até para quem for de jatinho o custo será ainda maior. A Líder Aviação estaria oferecendo o serviço de estacionamento no valor de US$ 400 mil para cada avião que utilizar seu espaço no chão.