O ano muda no calendário, mas não nas cabeças e atitudes das pessoas. Portanto, não devemos esperar que o cenário sofra alguma alteração na política, neste início de 2026. Até porque, como sempre se diz, o ano só começa depois do Carnaval. E como a festa de Momo começa daqui a um mês e meio, então poderemos ter algumas decisões tomadas em breve. Mas não todas. Em março, haverá a janela para os deputados estaduais e federais trocarem de partidos sem risco de perda de mandatos. Os bastidores irão fervilhar até lá, principalmente, com governistas e oposicionistas querendo fortalecer as suas chapas e, consequentemente, enfraquecer os adversários. No início de abril, termina o prazo para prefeitos renunciarem aos cargos para concorrer a outros cargos. É o caso do recifense João Campos (PSB). O mesmo vale para governadores que não tentarão a reeleição. A disputa presidencial tende a passar por um turbilhão de negociações na centro-direita e direita. Apesar de estar preso, Jair Bolsonaro (PL) continua sendo referência para seus eleitores, a ponto de afirmar que seu filho Flávio é quem vai encabeçar a chapa. Essa decisão desagradou outros presidenciáveis, mas fica a expectativa para ver quem tem realmente coragem e aval partidário para encarar a briga direta com o ex-presidente, antes de enfrentar Lula (PT) nas urnas. Os eleitores precisam ficar atentos a cada movimento “ideológico”.
Disputa de entregas em 2026
A pesquisa divulgada ontem pelo Real Time Big Data mostrou que João Campos (PSB) terminou 2025 mantendo vantagem na casa dos 20 pontos percentuais sobre Raquel Lyra (PSD). A governadora promete muitas entregas ao longo de 2026, na tentativa de se reeleger. O prefeito do Recife também, embora tenha que deixar a missão para seu vice Victor Marques (PCdoB) de manter o ritmo, a partir de abril.
Mudanças antecipadas
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não esperou a chegada de abril e trocou seis secretários. Os exonerados serão candidatos nas eleições deste ano e o pessedista optou por mudar logo. Eles terão mais tempo para seus projetos e os novatos de cuidar das secretarias.
TSE ouvirá eleitores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai promover, de 3 a 5 de fevereiro, audiências públicas para colher contribuições junto aos eleitores sobre as regras do pleito deste ano. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação social e aprimorar as normas do processo eleitoral.
Desejo ano de realizações
Ao ano de 2026 começou e desejo a todos os leitores do Diario de Pernambuco, da coluna Diario Político e do Blog Dantas Barreto que sejam 365 dias de grandes realizações, conquistas e vitórias. As expectativas e esperanças se renovam na virada de ano, mas tudo depende da dedicação, esforço e trabalho de cada um. Feliz 2026!