A Executiva Nacional do PT decidiu, na noite dessa quarta-feira (21), que utilizará cédulas de papel no Processo de Eleição Direta (PED), marcado para o dia 6 de julho. A intenção era usar urnas eletrônicas e, para isso, foram solicitadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, a decisão fica a cargo dos tribunais regionais e apenas 16 concordaram em ceder os equipamentos. Os outros TREs vinham alegando questões técnicas. A reunião de ontem foi comandada pelo presidente nacional do PT, senador Humberto Costa.
Com o prazo para escolha dos novos diretórios nacional, estaduais e municipais está se aproximando, o comando nacional decidiu optar por não esperar mais. O PT tem cerca de 3 milhões de filiados no Brasil e todos terão direito a voto.
Por conta disso, cada diretório terá que organizar a logística para produção e distribuição das cédulas e também a apuração dos resultados.
O 1º turno do PED está marcado para 6 de julho. Caso não haja um vencedor, os filiados terão que votar novamente o dia 27 do mesmo mês. Ainda há tentativa de a disputa nacional afunilar para uma só candidatura.