Foto: Amaro Lima/Alepe
Por: Guilherme Anjos
Do Diario de Pernambuco
Os deputados estaduais da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB, vão integrar o “blocão” de maioria governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), formado por PSDB, PRD, União Brasil e Solidariedade. Com isso, o bloco passará a contar com 20 parlamentares.
As negociações foram acertadas, na manhã desta terça-feira (4), e o deputado João Paulo (PT), líder da bancada da Federação na Assembleia, já encaminhou a formalização do bloco partidário à Mesa Diretora.
Até este mês de janeiro, o “blocão” contava com as participações do Progressistas (PP) e do MDB. Ambas as legendas oficializaram suas saídas. A decisão do PP foi uma movimentação estratégica para garantir mais espaços nas comissões e a justificativa foi de também serviu para fortalecer o Governo Raquel Lyra nessas composições.
Os oito deputados do PP devem formar outro bloco partidário com o Republicanos, que, apesar de integrar a Frente Popular, a bancada sempre vota com o Governo do Estado.
O MDB, por sua vez, se manterá independente. A posição foi confirmada pelo deputado Jarbas Filho, único parlamentar da sigla na Assembleia.