Foto: Blog Dantas Barreto
O debate interno do PT sobre a formação das chapas proporcionais e as alianças na disputa majoritária, em Pernambuco, terá início neste final de semana. A programação dos Encontros Regionais 2026 foi elaborada pelo Grupo de Tática Eleitoral (GTE), que é coordenado pelo presidente estadual do partido, deputado Carlos Veras. A primeira parada será neste sábado (21), em Palmares, e depois em Goiana, no domingo (22).
O objetivo, nestes dois encontros, é reunir prefeitos, deputados, vereadores e lideranças petistas, da Mata Sul, Mata Norte e do Agreste Setentrional para ouvir as opiniões. As outras regiões pernambucanas estão no calendário do PT.
De acordo com os petistas, a certeza atual é priorizar as reeleições do presidente Lula e do senador Humberto Costa. Além de aumentar as bancadas na Assembleia Legislativa, onde o PT tem três deputados, e na Câmara Federal, onde Carlos Veras é o único representante.
Entre dirigentes petistas, como o próprio Veras, o apoio à candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco é vista como natural. No entanto, ainda pesa o fato de a governadora Raquel Lyra (PSD) fazer suspense quanto ao seu apoio a Lula. No PT, tem a ala que defende múltiplos palanques para o presidente no Estado.
“Vamos aprofundar a aproximação e o alinhamento interno, consolidando unidade e estratégia para o próximo ciclo eleitoral”, diz Carlos Veras.
ENCONTROS
No sábado, o encontro será realizado na Mata Sul, em Palmares, no Una Hotel (BR-101 Sul, KM 187, Santa Rosa), das 9h às 13h, reunindo representantes de 17 municípios da região e contará com a participação do senador Humberto Costa
No domingo (22), será a vez das regiões da Mata Norte e do Agreste Setentrional, em Goiana, na Faculdade FADIMAB/ASMEG (Rua do Poço do Rei, s/n, Centro — ao lado da Igreja Nossa Senhora Conceição), também das 9h às 13h, com a participação de 28 municípios.