PT aguarda vinda do presidente nacional para definir rumos. Reunião do GTE teve queixas com o PV

Foto: Blog Dantas Barreto

A primeira reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT terminou sem definição sobre alianças majoritárias em Pernambuco. Os integrantes conversaram a portas fechadas, nesta quinta-feira (29), mas o presidente Carlos Veras disse que as prioridades continuam sendo as reeleições do presidente Lula (PT) e do senador Humberto Costa. No dia 9 de fevereiro,  Executiva Estadual se reunirá e é aguardada a vinda do presidente nacional do partido, Edinho Silva. Humberto e a senadora Teresa Leitão participaram do encontro.

A presença do dirigente nacional poderá dar um norte ao debate local, já que, nacionalmente, o PT já dá como certa a manutenção da aliança com o PSB e a permanência de Geraldo Alckmin na vaga de vice-presidente. Caso Edinho não venha no dia 9, Carlos Veras disse que será marcada outra reunião com ele depois do Carnaval.

Mas na reunião do GTE também teve polêmica, conforme apurou o Blog Dantas Barreto. Os petistas reclamaram que o presidente estadual do PV, deputado Clodoaldo Magalhães, antecipou o apoio à governadora Raquel Lyra (PSD) sem combinar com o PT e PCdoB, que também integram a Federação Brasil Esperança. O PV é dividido, com uma parte aliada de Raquel e outra do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que ocupam cargos nas gestões dos dois adversários.

Os petistas defendem que a federação continue, porém lembram que, em 2022, o partido só elegeu três deputados estaduais e um federal.

Também sobrou para a imprensa. Integrantes do GTE disseram na reunião que o debate eleitoral não pode ser pautado pelas notícias que são publicadas.

PLENÁRIAS

Ao falar sobre essa primeira reunião do grupo, Carlos Veras disse que “reafirmamos as prioridades para reeleger Lula e Humberto Costa, além de fortalecer nossas bancadas estadual e federal”. O presidente estadual contou que a decisão do PT sobre candidaturas e alianças no Estado será tratada ouvindo parlamentares, prefeitos e lideranças em plenárias que serão programadas.

“Vamos cumprir o rito com os companheiros para estarmos em sintonia com o projeto de País. Vamos manter o PT unido e focado do fortalecimento do partido”, disse Carlos Veras ao Blog Dantas Barreto.

Na nota divulgada pelo GTE, “o PT também afirma a defesa de um projeto político para Pernambuco, comprometido com o desenvolvimento econômico com justiça social, a preservação ambiental, o fortalecimento da cultura e a redução das desigualdades históricas do Estado”.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade