Foto: Divulgação
A Executiva Estadual do PSDB aprovou, nesta segunda-feira (29), que a bancada passa a atuar de forma independente na Assembleia Legislativa, mas o líder escolhido foi o oposicionista deputado Diogo Moraes. A decisão foi tomada, durante a reunião realizada na sede do partido, sob o comando do presidente Álvaro Porto. Até hoje, a deputada Débora Almeida estava na liderança, após ganhar as batalhas jurídicas, a partir do dia 18 de agosto, quando Diogo foi apresentado como novo filiado e também líder.
Além de perder a liderança, Débora Almeida sai das comissões de Constituição, Legislação e Justiça, de Finanças e da suplência na de Administração. O partido indicará outro nome. A bancada ainda é composta pelo governista Izaías Régis.
Inicialmente, se esperava um posicionamento de oposição do partido, já que Porto assumiu a direção do PSDB, após intervenção da Executiva Nacional, em represália à saída da governadora Raquel Lyra e sua filiação ao PSD. Ela assumiu a presidência da legenda pessedista e atraiu prefeitos, esvaziando o PSDB.
Álvaro Porto e Raquel romperam politicamente, quando ela ainda estava na sigla tucana. O dirigente, que também é presidente da Assembleia Legislativa, já declarou apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa pelo Governo do Estado, ano que vem.