Foto: Roberto Stuckert Filho
O senador Humberto Costa continua fazendo suspense quanto à aliança majoritária em Pernambuco, até porque, como ele mesmo reiterou ontem, “a decisão final será tomada pela Executiva Nacional do PT, levando em consideração o local”. Seus aliados na sigla petista são mais próximos da governadora Raquel Lyra (PSD) e vivem apelando para que ela faça um gesto em relação ao presidente Lula (PT). Quem sabe, para pelo menos haver duas candidaturas fortes pedindo votos para o atual ocupante do Palácio do Planalto. Ontem, Humberto também ressaltou que “o PSB é um partido parceiro e está no Governo”. O senador será candidato à reeleição e todos os grupos do PT pernambucano estão unidos em torno disso. Nos bastidores, o que mais se ouve é que será na chapa de governador encabeçada, justamente, pelo presidente nacional do PSB, João Campos. O assunto, inclusive, será tratado na reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral, no mês de março, que contará com a participação do presidente nacional do PT, Edinho Silva. “Essa conversa com Edinho será importante”, garante Humberto Costa. No entanto, não deverá ser decisiva, até porque o partido de Raquel Lyra, o PSD, se encaminha para ter candidato à Presidência da República. O escolhido terá um perfil mais à direita e ninguém ainda sabe se o líder pessedista Gilberto Kassab poderá liberar os governadores a optarem por outros palanques.
LOA 2026 só após Carnaval
A Assembleia Legislativa de Pernambuco terá sessões plenárias na manhã de hoje e segunda-feira à tarde. Na terça-feira, os deputados vão curtir o Carnaval da Alepe. E pronto, porque o período carnavalesco começa mais cedo. Atividades, mesmo, só voltarão a acontecer a partir do dia 23. E a Lei Orçamentária Anual continua na fila de espera para ser votada.
Bronca hospitalar
Os deputados continuam trocando acusações na Alepe, mas, ao criticar a saúde do Estado, Sileno Guedes (PSB) admitiu que a governadora Raquel Lyra (PSD) herdou hospitais com problemas. “A obrigação é consertar. Se estava mal feito, tem que deixar bem feito”, assinalou.
Adufepe contra Silas
A Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) denunciou o pastor Silas Malafaia ao MPPE e MPF, devido à sua fala durante evento gospel na Arena de Pernambuco, sábado passado. Ele acusou professores de tentarem controlar o pensamento dos jovens pelo marxismo cultural.
“Toga acima da farda”
O capitão reformado Jair Bolsonaro, os generais Mário Fernandes, Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além de Almir Garnier serão julgados pela tentativa de golpe de Estado e poderão perder suas patentes. A presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth, já avisou que o julgamento será com a “toga acima da farda”.