Foto: Divulgação
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou convênio com a Universidade de Coimbra para garantir o intercâmbio de professores efetivos, instrutores da Escola de Música e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. A parceria foi anunciada durante reunião do prefeito Lula Cabral (SD) com a direção da unidade de ensino portuguesa, nesta terça-feira (25).
A rede municipal do Cabo passa a ser a primeira do Brasil a fazer esse convênio. De acordo com Lula Cabral, os profissionais poderão vivenciar métodos e tecnologias educacionais utilizados em uma das instituições acadêmicas mais antigas do mundo, no âmbito do Programa “Professores sem Fronteiras”.
“Este convênio representa um passo decisivo na construção de novas oportunidades para nossa rede de ensino. Ao aproximar o Cabo de Santo Agostinho de uma instituição com a história e a excelência da Universidade de Coimbra, reafirmamos nosso compromisso com a formação dos educadores e com uma educação pública capaz de acompanhar as transformações do mundo. Queremos nossos profissionais preparados para inovar, liderar e trazer resultados concretos para nossas escolas”, afirmou o prefeito.
O primeiro grupo de intercambistas embarca no primeiro semestre do próximo ano para dois meses de formação acadêmica e prática, com participação em cursos, aulas e estágio supervisionado em escolas portuguesas.
Ao retornar, cada profissional deverá desenvolver e implementar um projeto pedagógico baseado nas experiências adquiridas, contribuindo para o avanço das práticas educacionais e para o fortalecimento da Política Municipal de Educação.