Foto: Ivonildo Pedro/Divulgação
A prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos (PSDB), assinou nesta terça-feira (26) Projeto de Lei (PL) para instaurar a Política Antirracista em todas as escolas da rede municipal.
Com a medida, a Secretaria municipal de Educação cria o Núcleo de Estudos e Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais, formalizando uma estrutura estabelecida desde o início do ano nas unidades de ensino de Igarassu.
A legislação prevê a inserção de disciplinas e conteúdos antirracistas no currículo escolar, a formação continuada para professores da rede municipal e a destinação de uma dotação orçamentária específica para o investimento na educação antirracista.
“Meu compromisso como prefeita é fazer essa lei valer na prática. Não existe olhar igualitário se não houver força política para que isso aconteça. Hoje, contaremos a história de uma forma diferente, a partir de Igarassu. Nossa cidade é pioneira em muitas coisas e uma delas é a educação. Essa lei municipal é mais um símbolo da importância de levar esse conhecimento para as futuras gerações”, disse Elcione.
Ações culturais
A Biblioteca Pública de Igarassu terá uma programação especial para a celebração e conscientização sobre as raízes e vivências da população negra
A agenda inclui ações voltadas para professores e alunos, com foco na valorização da identidade negra e resgate histórico.
Uma das atividades será uma exposição dos alunos da rede municipal no Museu Histórico de Igarassu explorando as vozes ancestrais.