Foto: Divulgação
Apesar da mudança no comando nacional do Cidadania e a ameaça de troca de presidente também em Pernambuco, Cláudio Carraly, disse ao Blog Dantas Barreto, nesta sexta-feira (12), que o Congresso Estadual acontecerá neste sábado, no município de Paulista. Segundo ele, a maioria dos integrantes, tanto nacionalmente quanto no Estado defendem que Comte Bittencourt volte à presidência e que seja levada adiante a federação com o PSB.
“Teve uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), onde um desembargador concedeu liminar favorável para Roberto Freire retornar à presidência nacional do Cidadania. Já tem um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Gilmar Mendes ficou com o processo para analisar de forma definitiva”, disse o presidente do partido em Pernambuco.
Cláudio Carraly considera que a ação contra o resultado do Congresso Nacional do partido, realizado em 2022, deveria ser feita na Justiça Eleitoral e não na Justiça Comum. Por isso, se mostra confiante numa decisão favorável de Gilmar Mendes a Bittencourt. “Aprendi com Roberto Freire que não se judicializa questões políticas”, destacou o dirigente, afirmando que o novo presidente nacional não tem a maioria no partido. Segundo ele, o erro cartorial do Congresso Nacional do Cidadania se resolve também de forma cartorial.
Quanto ao aviso de Roberto Freire de que recolocará João Freire no comando da Comissão Provisória do Cidadania em Pernambuco, Carraly retrucou, avisando que também pode recorrer à Justiça. “Vamos fazer o nosso congresso normalmente, amanhã. João Freire, inclusive, será convidado a participar do diretório. Mas, se for o caso, vamos discutir na Justiça Eleitoral. Agora, vai ser muito ruim para o partido”, ressaltou.
FEDERAÇÃO
Cláudio Carraly também disse que a federação com o PSB poderá acontecer “porque esse mandato de Roberto Freire termina no início de 2026, um novo Congresso Nacional será realizado e ele é minoria”. O dirigente esclarece que a federação com o PSDB estará em vigor até o final de janeiro. “Depois disso é que podemos formalizar a federação com o PSB”, afirmou.
Presidente nacional do PSB, o prefeito João Campos disse que as conversas com o Cidadania estavam adiantadas para formalizar a federação, mas que, diante dessa disputa jurídica “estamos aguardando o desfecho”.
Roberto Freire reassume o Cidadania, mudará diretório em Pernambuco e é contra federação com PSB