Imagens: Divulgação/PCR
O centro do Recife deverá passar por uma ampla revitalização para se tornar atraente a novos moradores e empreendimentos. Para isso, a Prefeitura anunciou um ambicioso projeto de parceria público-privada (PPP), que garante uma concessão por 30 anos. A proposta faz parte do Programa Morar no Centro, com investimento calculado em R$ 300 milhões.
A partir da PPP será possível viabilizar a revitalização urbana da Guararapes e seu entorno. O território da concessão compreende à oeste as Pontes da Boa Vista (Ponte de Ferro), Duarte Coelho e Princesa Isabel, à leste com as Pontes 12 de Setembro (Ponte Giratória), Maurício de Nassau e Buarque de Macedo.
Ao norte, a área vai da Praça da República, onde se inicia a Avenida Dantas Barreto seguindo todo o seu traçado até a conexão com o novo sistema viário do Cais José Estelita, ao sul da cidade.
Apesar da divulgação das imagens, a população ainda pode dar sugestões no site https://parcerias.recife.pe.gov.br/projetos/distrito-guararapes/, até o dia 4 de novembro. Nesse espaço fica registrado todo o processo de participação conferindo ao trabalho a transparência na condução da PPP de revitalização do centro.
Parte do processo de escuta realizado pela Prefeitura do Recife incluiu uma audiência pública realizada hoje (29/10), que contou com a participação de cerca de 70 pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes da proposta e de esclarecer dúvidas sobre o passo a passo de construção da nova PPP.
Concluído o processo de escuta e a formatação técnica do projeto, a Prefeitura do Recife submeterá a proposta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A partir da devolutiva do TCE, o Executivo Municipal já faz o lançamento de licitação para compra de 14 edificações daquela área, sendo 12 delas destinadas à moradia, significando 873 novas unidades habitacionais.
Com a renda das edificações, a prefeitura investirá na requalificação de mais de 140 mil metros quadrados de área pública, conferindo à cidade qualidade urbana e a circulação de pessoas com mais segurança.
A Prefeitura do Recife objetiva gerar condições urbanísticas voltadas para empreendimentos de habitação de interesse social, retomando uma das principais características da localidade que nasceu entre as décadas de 1930 e 1940.