Antes mesmo de o partido Avante aderir à base aliada do Governo do Estado, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito, já vinha mantendo uma boa relação com a governadora Raquel Lyra (PSD). Segundo ele, a gestão estadual está presente no seu município e por isso acredita que os eleitores gravataenses reconhecerão o trabalho que vem sendo realizado, no pleito de 2026, quando Raquel disputará a reeleição.
Joselito disse durante entrevista à TV Nova nesta terça-feira (12), que na primeira conversa que teve com a governadora, no encontro promovido por ela com prefeitos no município de Caruaru, foi assumido o compromisso de trabalharem por Gravatá.
“Desde janeiro, quando conversamos sobre trabalhar por Gravatá, que o Governo do Estado está presente, apoiando os eventos que acontecem ao longo do ano, na 2ª edição do Pernambuco meu País, com entrega de quatro ônibus escolares, com aumento dos recursos para cozinha comunitária que já tínhamos, chegando R$ 10 mil/mês, e contemplou Gravatá com uma segunda cozinha”, ressaltou o prefeito.
Padre joselito prosseguiu, afirmando que o Governo está “presente com a retomada da PE-87, ligando os distritos de Mandacaru e Uruçu Mirim, na colocação da tubulação da Adutora do Agreste, com o objetivo de fortalecer o abastecimento d’água no município”. “É importante que o o gravataense possa contar com abastecimento frequente, diminuindo a quantidade de dias sem água”, acrescentou.
Por conta dessas ações em parceria com o Estado, o prefeito de Gravatá confia no apoio da população”. “É assim que no dia a dia da gestão estamos contando com essa presença e o apoio do Governo do Estado, que é muito importante para a gestão municipal. Entendo que a tendência daqui para a frente é aumentar”, disse Padre Joselito, lembrando que Raquel Lyra prometeu construir uma creche no município.
GOVERNABILIDADE
Quanto à relação com a Câmara Municipal de Gravatá, o prefeito disse que está tentando recuperar a maioria dos vereadores para a sua base de apoio. No ano passado, os partidos que apoiaram a sua reeleição elegeram 11 vereadores, porém atualmente apenas 7, dos 17, estão ao seu lado.
“Trabalho com a possibilidade de chegar à maioria. É um trabalho que não para, é constante, de capacidade de ouvir, de dialogar. Esse caminho vem sendo construído e entendo que, daqui a pouco tempo, vamos ter um resultado positivo no sentido de contar com a maioria“, disse o Padre Joselito. Ele ressaltou que é importante tanto para o Executivo quanto para o Legislativo garantir a governabilidade.