Foto: Reprodução
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participa Encontro Mundial dos Prefeitos 2025 (C40 World Mayors Summit 2025), que iniciou nesta segunda-feira (3) e segue até a próxima quarta, no Rio de Janeiro. Na condição de vice-presidente para Resíduos Sólidos da Frente Nacional dos Prefeitos, Mano esteve presente nas discussões sobre o tema, também assinou termo de adesão que reforça o compromisso dos municípios brasileiros com a valorização dos resíduos orgânicos e a adoção de práticas sustentáveis na destinação final do lixo.
O evento reúne lideranças de cerca de 100 grandes cidades do mundo comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas, a redução das emissões de gases de efeito estufa e o avanço de políticas de economia circular e sustentabilidade urbana. E também faz parte da programação que antecede a COP30, que acontecerá em Belém (PA).
“As cidades estão na linha de frente das mudanças climáticas. É nelas que os efeitos são sentidos e onde as soluções precisam nascer. Em Jaboatão, estamos transformando um antigo problema em oportunidade de investir na gestão eficiente dos resíduos e na geração de energia limpa. Ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente e criar um novo ciclo econômico para a população”, afirmou o prefeito do Jaboatão.
Mano Medeiros ressaltou que a presença do Jaboatão nesse diálogo global reforça a imagem do município como referência regional em políticas ambientais. “Nosso compromisso é com a prática. Temos trabalhado por soluções inovadoras, como o Ecoparque do Jaboatão, que transforma resíduos em energia, e a requalificação de pontos de descarte irregular, que hoje dão lugar a áreas limpas, arborizadas e seguras. Participar da C40 é mostrar que o Nordeste também tem voz e propostas concretas para o futuro do planeta”, pontuou.