PP-UB no foco

A Federação União Progressista voltou ao centro das atenções em Pernambuco com o interesse claro do prefeito João Campos (PSB) em tê-la na sua aliança na disputa pelo Governo do Estado. E ainda teve, conforme os bastidores da política, o convite da governadora Raquel Lyra (PSD) para o presidente do UB, Miguel Coelho, ser candidato ao Senado na sua chapa. O outro nome, óbvio, seria o presidente do PP, seu aliado deputado Eduardo da Fonte. Essa federação é, sem dúvida, de suma importância numa disputa que promete ser acirrada. No momento, as pesquisas indicam a liderança de João Campos, mas como se diz, Raquel tem a caneta do Estado na mão. E ambos os lados já estão com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Juntos, PP e União Brasil têm 36 prefeitos em Pernambuco, seis deputados federais e 13 estaduais. Mas esses números serão alterados com a abertura da janela de troca partidária. Eduardo da Fonte acredita que, a partir de 4 de abril, quando a janela fecha, a bancada terá 15 representantes na Assembleia Legislativa. Somando a isso, a federação detém o maior tempo de guia eleitoral. Além das articulações locais, tanto Raquel Lyra quanto João Campos trabalham para sensibilizar o comando nacional da Federação União Progressista. Contudo, como diz Eduardo da Fonte, tudo ficará mais claro a partir de 4 de abril. Entre 20 de julho e 5 de agosto será o período das convenções, mas, antes disso, tudo tem que estar resolvido.

Sem resposta de Kassab

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, deixou sem resposta a pergunta no Canal Livre, da Band, se as lideranças nos estados estariam livres para apoiar qualquer candidato à Presidência da República, mesmo se seu partido lançar alguém. Se especula que a governadora Raquel Lyra poderia pedir voto para o presidente Lula (PT).

Rumo ao PSB?

Socialistas aguardam a filiação do deputado Álvaro Porto para tentar a reeleição. A avaliação é que ele está montando a chapa de federal do PSDB e tem dificuldades para a de estadual. Entre os socialistas a cogitação de Porto ser candidato a vice-governador é vista como “perua”.

Prazos para travar

A pauta da Assembleia Legislativa já tem prazo para ser trancada porque há projetos para serem votados prioritariamente: PLO 3692/2026 e o PLO 3693/2026 deveriam ser votados até o dia 17. O PLO 3694/2026 e o PLO 3695/2026 travam a partir do dia 24. E nada anda.

Cepe digitaliza acervo de Gregório

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) está finalizando digitalização do acervo documental e iconográfico de Gregório Bezerra, doado pela família ao Memorial da Democracia de Pernambuco. São 600 documentos, fotografias, correspondências e recortes de jornais sobre o líder comunista que foi brutalmente torturado no período da ditadura militar.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade