Foto: Ricardo Stuckert / PR
Do Correio Braziliense
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quinta-feira (23/10) o Pix como método de pagamento que pode inspirar alternativas para o comércio internacional em dólar entre países do Brics. Além do Pix, o petista usou como exemplo o Qris, modelo de pagamento eletreônico desenvolvido pela Indonésia — também membro do bloco.
O chefe do Executivo participou hoje de um fórum empresarial em Jacarta, capital da Indonésia, último compromisso do dia no país asiático.
“No âmbito dos Brics, o Pix brasileiro e o Qris, da Indonésia, oferecem modelo de sistema de pagamentos eficazes e acessíveis que podem inspirar medidas que facilitarão o comércio em moedas locais entre países do bloco. Esse movimento também faz parte de uma estratégia mais ampla do Brasil de diversificar parcerias e facilitar o comércio”, discursou o presidente Lula durante o evento.
A movimentação dos Brics para criar modelos de comércio que não dependam do dólar é o principal motivo para as críticas e sanções impostas pelos Estados Unidos a países do bloco. O presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a ameaçar alíquotas de 100% contra os países-membro, o que ainda não ocorreu.