PF abre inquérito para apurar investigação da Polícia Civil sobre secretário do Recife

A coluna Radar, da Veja, traz a informação assinada pelo jornalista Daniel Gullino de que a investigação de agentes da Polícia Civil sobre servidores da Prefeitura do Recife será apurada pela Polícia Federal. No final de janeiro, o ministro do STF, Gilmar Mendes, solicitou que a PF analisasse a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. O inquérito será aberto formalmente, conforme a publicação desta quinta-feira (19).

O caso envolve a suspeita de que o secretário municipal de Articulação e Política Social, Gustavo Monteiro, estaria recebendo propina de fornecedores da Prefeitura do Recife. A partir de uma denúncia anônima, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, admitiu ter autorizado a formação de uma equipe com três delegados e sete agentes da Polícia Civil para averiguar a veracidade.

Entre os meses de agosto e outubro de 2025, o veículo funcional de Gustavo Monteiro foi seguido pelos agentes. Sem nada ter sido comprovado, a operação da Polícia Civil foi encerrada.

O fato veio à tona em janeiro deste ano, que a informação sobre essa investigação vazou para a Rede Record. Após a reportagem, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o próprio Gustavo Monteiro e integrantes da oposição acusaram o Governo do Estado de se valer de “arapongagem” para perseguir adversários políticos.

Durante entrevista coletiva, o secretário Alessandro Carvalho garantiu que a operação foi legal, inclusive a instalação do aparelho de rastreamento no veículo de Gustavo Monteiro. Carvalho também informou que seria aberta uma investigação para descobrir quem vazou as conversas trocadas entre os agentes através de grupos de WhatZap.

O Blog Dantas Barreto entrou em contato com Secretaria de Defesa Social e aguarda pronunciamento sobre o inquérito da Polícia Federal.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade