Foto: Felipe Sampaio/STF
As recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente, no campo político, mostram como as opiniões estão divididas entre os brasileiros, em relação ao principal órgão do Poder Judiciário. Para 46% dos brasileiros, a atuação do STF é aprovada, no entanto 44% reprovam e 10% não têm opinião. Os índices estão na pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (25).
Os entrevistados também foram divididos conforme as posições ideológicas, o que deixou mais clara a avaliação sobre o Supremo. Para quem é de esquerda, a aprovação é de 93% e somente 4% reprovam. Outros 2% dos entrevistados não souberam responder.
Já entre os brasileiros de direita, o STF é reprovado por 86%, apenas 7% aprovam e 7% não têm opinião. Essa parcela da população não aceita a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores por tentativa de golpe de estado.
Equilíbrio, mesmo, está entre aqueles que se consideram de centro, pois 44% aprovam o STF e 44% reprovam, enquanto 12% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro com 2.500 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e a confiabilidade é de 95,45%.