Pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), divulgada nesta segunda-feira (3), mostra otimismo do setor. O resultado aponta que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou de 5,1 para 58 pontos. A pontuação acima dos 50 vem sendo mantido desde 2023 e o crescimento se dá porque o índice de expectativas cresceu 7,4 pontos percentuais, conforme o levantamento.
“As recentes quedas da taxa Selic, que reduzem a dificuldade de acesso a crédito, somados à divulgação do Programa Nova Indústria Brasil, contribuíram para o avanço da confiança do empresário da indústria pernambucana com relação ao futuro”, comentou o economista da Fiepe, Cézar Andrade. Segundo ele, o mesmo movimento aconteceu no País, cuja variação positiva foi de 0,7 pontos percentuais, chegando aos 52,2 pontos.
A avaliação dos empresários com relação às condições atuais de maneira geral foi impactada por conta do resultado das médias e grandes empresas, que avançaram 7,8 e 5,9 p.p, respectivamente.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice cresceu 5,2 pontos, em maio de 2023, ficou em 49,4. Em relação ao cenário nacional, o índice cresceu 1,3 p.p., porém ainda se encontra abaixo da linha divisória de 50 pontos.