Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pernambuco agora tem lei de proteção aos professores

Foto: Divulgação

Os professores de Pernambuco passam a ter uma lei específica de proteção no ambiente escolar. O projeto de autoria do deputado estadual Renato Antunes (PL) foi sancionado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), nessa quarta-feira (16), e estabelece medidas preventivas contra atos de violência que os docentes vêm sofrendo. De acordo com o levantamento feito pelo parlamentar, no Brasil, as denúncias de agressões em instituições de ensino cresceram 50% em 2023.

“Foram mais de 9.500 registros entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No total, mais de 50 mil violações de direitos foram reportadas no ambiente escolar, sendo que 76% dos casos envolvem agressões verbais, 41% psicológicas e cerca de 10% são agressões físicas”, salientou Renato. De acordo com ele, esta tendência em Pernambuco segue os números nacionais.

Para Renato Antunes, a sanção da Lei nº 18.242 é um avanço na valorização e proteção dos profissionais de educação. “Essa legislação é um marco na defesa dos nossos educadores, que, além de lidarem com os desafios da educação, enfrentam agressões que afetam diretamente sua integridade física e emocional. Precisamos garantir que a sala de aula seja um espaço seguro para todos”, enfatizou o deputado.

Você pode gostar:

13 comentários

13 comentários

  1. Parabéns ao parlamentar Renato Antunes, por pensar na segurança dos professores, pois muitos são os casos de agressão física e moral aos docentes! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

  2. Parabéns! Demorou mas graças a Deus chegou a Lei.
    Proteger nossos educadores é salvar o futuro econômico do nosso país.
    Uma nação sem educação jamais chegará ao primeiro mundo.

  3. Parabéns! Demorou mas graças a Deus chegou a Lei.
    Proteger nossos educadores é salvar o futuro econômico do nosso país.
    Uma nação sem educação jamais chegará ao primeiro mundo.

  4. Mais que justo,está lei
    Esqucecem que antes de ser um profissional,passaram por “mestres” que amamos-formar “carater”.Parabéns,e fazer cumprir-de-imediato-cada transgressão.Recomenda-se.Att.9

  5. Eu fui agredida por um Aluno, em seguida ameaçada pela mãe de me bater. Não dentro da Escola, e sim fora dela, devido a minha idade 67 Anos.O ESTATUTO DO IDOSO ME PROTEGERIA DEVIDO AS TESTEMUNHAS, e a Ameaça não,?

  6. Uma lei específica para proteger a todos professores e educadores é bem vinda,desde que a mesma puna os agressores seria muito bom. Mas se for mas uma balela,que em vez de garantir os direitos dos educadores continuar protegendo os direitos dos educandos, será mas uma nojeira na educação
    Acho que os senhores parlamentares deveriam também criar leis para punir os pais e responsáveis que não educam seus filhos,pois se isso acontecesse teríamos crianças ,adolescentes e jovens mais educados nos estabelecimentos de ensinos.

  7. Até que enfim um político que pensou na segurança do professor, obrigada. Infelizmente ser professor se tornou uma profissão de risco …sofremos agressões não só pelo estudantes como tbm pelas famílias.

  8. Caros colegas políticos, vcs precisam saber que a maior agressão que o professor sofre, são vcs que nós agride, tirando os nossos direitos e nos desvalorizando cada dias.

  9. ATÉ QUE ENFIM.
    TENHO 49 ANOS.. FIS O MAGISTÉRIO EM 95 MAS NUM FIZ UMA FACULDADE PRA SEGUIR A CARREIRA JUSTAMENTE POR ESSA INSEGURANÇA QUE JA TINHA NA ÉPOCA..
    E DESDE ENTÃO.. EU NUM ME VIA SEGURA.NUMA PROFISSÃO TÃO LINDA.MAS GRAÇAS À DEUS.AGORA TUDO DARÁ CERTO.
    UMA CLASSE QUE MERECE O RESPEITO. AGORA EU ATÉ VOU TENTAR A FACULDADE PRA TERMINAR MEU CURSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade