Neste sábado, serão eleitos os integrantes das Mesas Diretoras da Câmara Federal e do Senado para o próximo biênio. Apesar de haver mais de um parlamentar interessado nas presidências das duas casas, a tendência é que não ocorram surpresas, após a contagem dos votos secretos. Hugo Motta (Republicanos-PB) tende a ser eleito com folga para suceder Arthur Lira (PP-AL) na Câmara. No Senado, a vitória de Davi Alcolumbre (UB-AP) também é dada como certa. E então ficará a expectativa quanto ao relacionamento entre o Congresso Nacional e o Governo Federal e também com o Poder Judiciário. Hugo Motta e Alcolumbre contam com votos da esquerda à direita e terão pela frente pautas que agradam e desagradam os dois lados. As eleições de hoje também vão garantir a presença de mais pernambucanos nos comandos das duas casas legislativas. Na Mesa da Câmara que está se despedindo, o Estado é representado por Luciano Bivar (UB) como 1º secretário e André Ferreira (PL) na suplência. Se não houver qualquer alteração hoje, dessa vez serão dois pernambucanos titulares: Carlos Veras (PT) ficará com a 1ª secretaria e Lula da Fonte (PP) será 2º secretário. No Senado, Humberto Costa (PT) será o primeiro pernambucano a ocupar um posto na Mesa Diretora, na atual legislatura. Ele está sendo indicado para o cargo de 2º vice-presidente. Que essas representações possam contribuir com o nosso Estado de alguma forma.
Lula muda discurso
Em setembro de 2024, o presidente Lula (PT) criticou o então presidente do Banco Central, Roberto Campos, devido à Selic: “A taxa Selic de 10,5% está exagerada. A inflação está controlada”. Nesta semana, a Selic foi para 13,5% com Gabriel Galípolo à frente do BC. “O presidente do Banco Central não pode dar um cavalo de pau num mar revolto. Galípolo fez aquilo que deveria fazer”, falou Lula.
Conselhos de Arthur
O deputado Arthur Lira (PP-AL) concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico e deu conselhos ao presidente Lula: tem que fazer reforma no ministério, começar as trocas pelos petistas e ceder cargos apenas aos partidos que garantirem apoio à reeleição em 2026.
Secretário acolhedor
Como 1º secretário da Câmara dos Deputados, Carlos Veras (PT) promete realizar um trabalho com muito diálogo com os demais parlamentares e servidores, para que tenham mais condições de trabalho. “Vamos trabalhar para dar uma boa acolhida e um bom atendimento a todos”, garante.
Gestão pública
A Prefeitura de São Lourenço da Mata e o Sebrae/PE firmaram parceria para realizar consultorias, visando analisar a viabilidade automática e revisão da legislação de CNAEs de Baixo Risco. Objetivo é desburocratizar a abertura de empresas. A iniciativa também vai contemplar intervenções nas áreas de gestão, políticas e compras públicas, lideranças locais e governança.