Estão na pauta da Assembleia Legislativa, hoje, vários projetos enviados pelo Governo de Pernambuco em caráter de urgência. A maioria se refere a cessões de terrenos a prefeituras e órgãos do próprio Estado. Tem um do interesse dos deputados que altera o limite de despesas da Assembleia e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os parlamentares votarão a proposta que muda a estrutura interna do TJPE e outra que redenomina a Arpe e disciplina a progressão dos seus servidores. Uma questão que não virou polêmica é a PEC que regulamenta o pagamento das emendas parlamentares. Consta na pauta, pois o prazo determinado pelo STF é 31 de dezembro. Mas o reajuste do valor das emendas continua empacado por falta de acordo. A Mesa Diretora quer que passe de 0,9% da Receita da Corrente Líquida (RCL) a partir de 2027, enquanto o Governo defende o acordo firmado para chegar a 1,2% até 2028. Foi apresentada contraproposta de o escalonamento ser até 2029, desde que alcance 1,55%, como é na Câmara Federal. E aí ficam pendentes outros projetos. Entre os quais o da Lei Orçamentária Anual (LOA), que, se não houver acordo até quarta-feira, o Governo iniciará 2026 sem orçamento. E o polêmico empréstimo de R$ 1,7 bilhão continua sob suspense. Os dois lados falam que há tempo para chegarem ao consenso. Só que, à medida que o tempo passa, mais o tempo encurta e o período da campanha eleitoral se aproxima. E nessa guerra entre o mar e o paredão, é o marisco que pode se ferrar. O marisco, nesse caso, é o pernambucano.
Sem acordo
O deputado Túlio Gadêlha (Rede) garante que não houve acordo para livrar os mandatos de Glauber Braga (Psol-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP). “Evitamos a cassação de Glauber por seis votos. E lamento que Carla Zambelli não tenha sido cassada. Mas isso já foi resolvido”, disse.
Educação na agenda
Enquanto os adversários dizem que não foi entregue uma escola estadual, a governadora Raquel Lyra (PSD) promove seminário, hoje no Centro de Convenções, sobre os principais avanços e desafios da Educação. Evento está marcado para as 9h com a participação de especialistas.
Silvio em Caruaru
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará hoje em Caruaru para reunião com prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Agreste. Vai defender o legado do Governo Lula na região. Nas suas contas, 37 gestores estarão no encontro, às 10h30.
Prazo para os cachês
A Câmara de Olinda encerra as atividades hoje, mas a vereadora Eugênia Lima (PT) espera que seja aprovada emenda definindo prazo de 45 dias depois do Carnaval para a Prefeitura pagar os cachês dos artistas. Dos 17 vereadores, 15 são independentes. Esse grupo já aprovou 52 emendas ao Orçamento. A expectativa é se a prefeita Mirella Almeida (PSD) vetará.