Foto: Reprodução/Instagram Rick Azevedo
Do Correio Braziliense
De 1º a 29 de dezembro, os centros comerciais do Distrito Federal, em especial os shoppings, serão tomados por membros do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) em panfletaços organizados em múltiplas cidades brasileiras paralelamente. Neste domingo (1º), os atos vão acontecer no JK Shopping, em Taguatinga, e o DF Plaza, em Águas Claras, ao longo do dia, dentro do horário de funcionamento destes estabelecimentos.
Desde que foi criado, no fim de 2023, pelo vereador eleito no Rio de Janeiro Rick Azevedo, o VAT realiza panfletaços pelo país. No entanto, este é o primeiro a acontecer simultaneamente em diferentes locais do país, e a ter divulgação nacional. Segundo a organização, “as panfletagens têm como objetivo engajar os trabalhadores e apresentar os benefícios do movimento VAT, destacando a relevância da PEC [Proposta de Emenda Constitucional] na melhoria das condições de trabalho”.
A PEC referida foi criada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) em maio deste ano, com texto feito em conjunto com o VAT. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho para o trabalhador com carteira assinada de 44 para 36 horas semanais, e como consequência acabar com a escala 6×1 – seis dias trabalhados por um de folga.
Segundo um dos representantes do VAT no DF, o entregador de aplicativo Abel Santos, um grupo de 20 pessoas vão se dividir entre o JK Shopping e o DF Plaza neste domingo. “A panfletagem vai levar informações corretas do que é o VAT e o que é a PEC, em linguagem popular, para o fácil entendimento dos trabalhadores”, explica Abel.
A escala 6×1 – seis dias trabalhados por um de folga – está prevista na Seção II, artigos 58 a 65 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída pelo Decreto-Lei 5.452, de 1943. Para o coletivo, conscientizar a população sobre direitos trabalhistas auxilia no fortalecimento da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho semanal.