O PSB, com participação ativa do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), voltou a dar um drible daqueles no Governo do Estado, ontem. Quando a situação parecia estar tranquila para a base governista, no caso da CPI da publicidade, o PSB abriu mão dos deputados Diogo Moraes, Waldemar Borges e Junior Matuto. A jogada tirou PSDB, MDB e PRD do blocão palaciano e agora são liderados pelos três opositores. A situação voltou a se repetir, depois que a governadora Raquel Lyra (PSD) viu a Mesa Diretora e as presidências da CCLJ, Comissão de Finanças e da Comissão de Administração serem tomadas por deputados de oposição. Dessa vez, Governo até que tentou se garantir, atraindo dois deputados do PL, Abimael Santos e a Joel da Harpa, que assinaram o pedido de CPI, mas, pelo visto, não previu o bote que seria dado no PSDB, MDB e PRD. Ontem, se ouviu muito nos bastidores da Assembleia que a falta de articulação política, desde janeiro de 2023 e que se prolonga até agora, vem resultando em derrotas numas situações que são cruciais. No plenário, o Governo ainda tem a maioria dos votos para aprovar projetos do seu interesse. No entanto, ainda tem trabalho para juntar deputados. Na terça-feira semana passada, houve mais um exemplo, quando faltou quórum para avalizar a indicação de Virgílio Oliveira para administrar Fernando de Noronha. O que só ocorreu na quarta-feira, também com votos da oposição, após quase cinco meses de espera.
CPI será instalada hoje
A CPI da publicidade será instalada às 8h de hoje, na Assembleia Legislativa, com cinco deputados da oposição e quatro do Governo. Essa configuração garante que os opositores possam ter total controle. Serão eleitos o presidente, vice e relator. A manobra aos 45 minutos do segundo tempo deixou o Governo sem opções.
Elevando o tom
A governadora Raquel Lyra (PSD) vem subindo o tom contra a oposição, nas suas agendas. Aquele momento que falava em diálogo faz parte do passado, até porque o clima eleitoral já tomou conta do ambiente em Pernambuco. Agora é o momento de cada um usar as armas que tem.
União Progressista
PP e União Brasil fazem suas últimas convenções individuais em Brasília, na manhã de hoje, e outra conjunta, à tarde, para formalizar a Federação União Progressista. Juntos têm 109 deputados federais e 15 senadores. E querem eleger mais em 2026.
Cidadã jaboatonense
Nesta terça-feira (19), a presidente do Partido Social Democrático (PSD) em Jaboatão dos Guararapes e primeira-dama do município, Andrea Medeiros, receberá o Título de Cidadã Jaboatonense. Natural do Recife, ela terá o trabalho social reconhecido. O autor é o presidente da Câmara Municipal, Getúlio Belém (PL).