Foto: Rafael Vieira/DP
A governadora Raquel Lyra (PSD) se mostrou otimista quanto à vinda do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Pernambuco para tratar, entre outros assuntos, sobre o início da obra da Ferrovia Transnordestina, saindo Salgueiro e chegando ao Porto de Suape. “Renan Filho vem na primeira quinzena de setembro para fazer um balanço do Governo Federal em parceria com o Governo de Pernambuco, inclusive nas rodovias da BR-104 da BR-423. Mas também para falar aqui sobre a Ferrovia Transnordestina. A nossa meta é conseguir iniciar obras neste ano”, disse Raquel, na ordem de serviço para dragagem do Porto de Suape. Ela fez questão de enfatizar: “O ministro Renan estará aqui na primeira quinzena de setembro para reafirmar esse compromisso e para indicar a data correta que essas obras começarão”. A governadora diz ser importante que haja a união dos pernambucanos para que o Estado tenha a mesma atenção que o Ceará conseguiu, tanto que os trilhos estão chegando ao Porto de Pecém. “É importante que a gente tenha em Pernambuco a mesma mobilização, como a gente conseguiu fazer para a retomada da Transnordestina, que tinha saído do mapa, para garantir os bilhões de reais de investimentos que estão indo para o Ceará. A gente quer a garantia que em Pernambuco também terá isso”, enfatizou Raquel Lyra. Além do Porto Seco em Salgueiro, o interior deve ter hubs logísticos em Altinho e Agrestina.
Silvio Filho prevê data
Silvio Costa Filho é ministro dos Portos e Aeroportos, mas também está atento ao projeto da ferrovia. Acredita que “em outubro a gente inicia a licitação da Transnordestina”. “Esperamos dobrar a capacidade de operações do gesso, da fruticultura, suinocultura, do pescado”, diz. Segundo ele, os hubs logísticos no interior servirão para estocar insumos e cargas que irão para Suape.
Provocação de Zema
Pré-candidato à Presidência da República, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez uma postagem provocativa nas redes sociais. Publicou foto do presidente Lula (PT) usando tênis que custam R$ 10.550. O mineiro chamou o petista de “falso humilde”.
Concurso irregular
Sobrou para o prefeito Pedro Alves (PSD) ter que realizar outro concurso público no município de Iguaracy. O MPPE encontrou várias irregularidades no certame de 2024, com vagas para cargos de níveis médio e técnico. Quem pagou a inscrição do outro concurso ficará isento.
Verba para energia verde
Recém-chegado à Sudene, Francisco Alexandre vai a Campina Grande para participar da Chamada Nordeste. Ele explica que empresas interessadas em investir na energia verde podem se credenciar até 15 de setembro. A Chamada Nordeste tem um fundo de R$ 10 bilhões disponíveis no Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB e BNDES.