Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Do Congresso em Foco
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) protocolou nesta terça-feira (3), no Senado, um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar supostas fraudes atribuídas ao Banco Master. Segundo o parlamentar, o requerimento reúne 280 assinaturas, sendo 238 deputados e 42 senadores, número superior ao mínimo exigido pelo regimento do Congresso Nacional.
A CPMI pretende apurar irregularidades financeiras estimadas em mais de R$ 12,2 bilhões, envolvendo a constituição de fundos e ativos supostamente inexistentes, manipulação contábil, falsificação de contratos e a tentativa de transferência de passivos para o Banco de Brasília (BRB), com possível impacto sobre o patrimônio público.
Durante declaração, Jordy agradeceu o apoio parlamentar e afirmou enfrentar perseguição política. O deputado defendeu que o caso envolve agentes poderosos e instituições em diferentes esferas. “Temos parlamentares corajosos para colocar sua assinatura num pedido que envolve todas as esferas de poder, toda a classe política, membros do poder judiciário e pessoal, ninguém está acima da lei, ninguém pode ficar impune”, afirmou.
Embora Jordy sustente que a CPMI tem criação automática após o protocolo com assinaturas suficientes, a instalação depende da leitura do pedido em sessão conjunta do Congresso, convocada pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).