Foto: Priscilla Melo/DP
Por: Adelmo Lucena e Mareu Araújo/DP
O candidato a prefeito do Recife Gilson Machado (PL) votou na manhã deste domingo (6) no Colégio Agnes Mackenzie, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Ele chegou no local de votação por volta das 10h30. O ex-ministro do Turismo aperece com 10% dos votos válidos na pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (5). Ele está na frente da deputada estadual Dani Portela (PSOL), que tem 4%, e do ex-secretário do Turismo de Pernambuco e Daniel Coelho (PSD), que possui 6%. Já o prefeito João Campos aparece com 80% dos votos válidos.
O postulante conversou com a imprensa e afirmou que acredita em um segundo turno e relembrou sua candidatura a senador em 2022. “O conservador vai dar a resposta e vocês verão o resultado. Em 2022, as pesquisas me colocavam com 9 pontos, quando abriram as urnas as pesquisas erraram por um milhão de votos”, disse.
O prefeiturável também fez duras críticas à gestão atual. “E eu vou para o segundo turno. Eu vou ser prefeito do Recife em primeiro de janeiro de 2025. Vamos acabar o último tentáculo da dinastia do PSB, que destruiu o Estado de Pernambuco e a cidade do Recife”, afirmou.
Questionado se em um possível segundo turno o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viria prestar apoio à candidatura de Gilson, ele afirmou que o padrinho político já tem dia certo para voltar para a capital, 19 de outubro.
“O conservador está calado, o evangélico está calado. Eu fui o único candidato que falou de Deus, e não é só na política, eu falo sempre porque Ele é meu pai, é o Deus do impossível”, finalizou.