A Câmara Federal e o Governo Lula voltam a se confrontar, desta vez tendo como pano de fundo a questão da segurança pública. O Ministério da Justiça vem debatendo o assunto com os governadores para que haja uma maior participação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no combate à criminalidade. Os gestores consideram a ideia positiva, desde que não tire a autonomia das polícias estaduais. No entanto, nessa sexta-feira, os deputados aprovaram projeto de lei apresentado por Alfredo Gaspar (União-AL) e Alberto Fraga (PL-DF), que está sendo visto como uma resposta ao que prega o ministro Ricardo Lewandowski. A proposta, que agora segue para o Senado, visa à criação de uma associação entre estados e União para combater o crime organizado tradicional. Seria uma parceria facultativa. O projeto estabelece pena de reclusão de 8 a 20 anos para quem se envolver e de 15 anos a 40 anos para os líderes. Também define benefícios para os delatores que estejam em presídios federais, mas infiltrados nos grupos de criminosos. Para o Ministério da Justiça, o projeto de Lei, mesmo tendo sido aprovado por 280 votos a favor e 78 contra, é inconstitucional por colocar em risco a independência e a autonomia do Ministério Público. Na opinião do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, deputado Alberto Fraga (PL-DF), ruim é a PEC do Governo. Ele considera como intervenção branca nos estados e que pouco acrescenta no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Convocação extra dia 23
O projeto de reforma administrativa da Prefeitura do Recife tende a ser encaminhado sexta-feira à Câmara Municipal. Na segunda, dia 23, o prefeito João Campos (PSB) fará a convocação extraordinária do Legislativo. Houve um intervalo na elaboração da nova estrutura porque o vice Victor Marques casou e viajou na lua de mel. Ele coordena o grupo.
Raquel na confra de Álvaro
O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), fará a confraternização de final de ano, na próxima segunda-feira, e a governadora Raquel Lyra (PSDB) deve comparecer. A relação entre os dois melhorou muito neste ano, depois de um período de embates.
Pergunte a Lula
O deputado e prefeito eleito do Cabo, Lula Cabral (SD), recorreu ao MPPE para impedir a concessão de serviços da Compesa à iniciativa privada, mas a decisão não foi bem vista no Governo. Palacianos questionados sobre o que acham disso, disseram que a pergunta deve ser feita a Lula.
Reforma em Jaboatão
O Complexo Administrativo da Prefeitura de Jaboatão passará por uma reestruturação para se adequar à reforma administrativa do prefeito Mano Medeiros (PL). Terá, inclusive, o Gabinete da Primeira-Dama para Andréa Medeiros. Também haverá identificação facial na entrada do prédio. Fica a expectativa sobre quem continua no secretariado.