Natural do município de Canhotinho, nona Agreste pernambucano, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu o Título de Cidadão do Recife, nesta segunda-feira (3). A homenagem concedida pela Câmara Municipal é prestada após 34 anos de moradia e ligação com a Capital. A iniciativa foi do vereador Victor André Gomes (PV).
A solenidade foi muito prestigiada, com as presenças do prefeito João Campos (PSB), do presidente do TCE, Valdecir Pascoal, do procurador-geral do MPPE, Marcos Carvalho, e o vice-presidente do TJPE, além do presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), deputados, vereadores e autoridades de vários segmentos.
Ao agradecer a honraria, Álvaro Porto relatou a vida boêmia no Recife, mas que a cidade foi lugar de trabalho e onde constituiu família. “Tenho muito a agradecer por chegar até aqui. Quero externar a minha gratidão ao Recife, que me acolheu como cidadão. Recife é minha casa e a minha terra. Já fui a muitas cidades, mas nada se compara ao Recife. Quem chega se encanta com seu povo, suas belezas e tradições. Digo sempre que saí da beira do Rio Canhoto para a beira do Rio Capibaribe”, assinalou o deputado.
Álvaro Porto está no terceiro mandato de de deputado estadual e foi prefeito por duas vezes de Canhotinho. “É uma coisa boa demais ser reconhecido como filho do Recife”, comentou o presidente da Alepe, antes da solenidade.
Autor da proposta, o vereador Victor André Gomes justificou a homenagem, salientando que a referência de Álvaro Porto transcende as fronteiras de Pernambuco. “É um homem de visão e ação, um farol de liderança que une as vozes do bem, garante harmonia e a autonomia do Legislativo. Álvaro tem uma trajetória marcada pelo diálogo construtivo e liderança agregadora. O Título de Cidadão é uma estima por sua pessoa e pelo seu trabalho”, disse o parlamentar.