Na CPI do Senado

Foto: Blog Dantas Barreto

A CPI do Crime Organizado do Senado tem reunião marcada para amanhã e são esperadas as presenças da governadora Raquel Lyra (PSD) e do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Os convidados da comissão constam na lista dos estados onde os índices de crimes são baixos ou elevados, para os senadores terem uma visão do que está ocorrendo e como ter um enfrentamento efetivo. O governador de Santa Catarina, Jorginho de Mello, já foi ouvido. Além de Raquel, são aguardados os gestores do Amapá, Bahia, Ceará, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Os integrantes da CPI recorreram ao levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no qual Pernambuco está entre os estados com maiores índices de mortes violentas intencionais. De acordo com o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o nosso Estado tem o número mais alto de homicídios a cada 100 mil habitantes. Uma das promessas de campanha de Raquel Lyra foi reduzir a criminalidade em 30% até o final do seu mandato, ou seja, dezembro deste ano e, frequentemente, o Governo apresenta dados mostrando queda na criminalidade. Em janeiro, foi divulgado o balanço de 2025 apontando redução de 9,5% de vítimas por morte violenta intencional. Foram 330 assassinatos a menos em relação a 2024. E grande parte desses crimes tem envolvimento, justamente, das facções criminosas.

Combate ao feminicídio

A senadora Teresa Leitão falou em nome das mulheres, no aniversário de 146 anos do PT. Ela disse que os posicionamentos do presidente Lula sobre o combate ao feminicídio têm sido muito importantes. Mas quando haverá uma ação conjunta entre o Governo Federal, estados e municípios para reduzir os casos, ainda não há definição

Folia sem disputa

O Carnaval do Recife começa oficialmente nesta semana, mas o Governo do Estado se antecipou com o Pernambuco Meu País. Foram três dias de shows no Terminal Marítimo com artistas locais e nacionais. No ano passado, a programação na Capital foi durante o período da folia.

À espera da confirmação

A visita do presidente Lula a Pernambuco ainda aguarda confirmação, após o Palácio do Planalto ter dado certeza e depois cancelado, na semana passada. O prefeito João Campos (PSB) acredita que ainda é possível a vinda ao Recife para prestigiar o desfile do Galo da Madrugada.

Interesse no Nordeste

O pré-candidato a presidente pelo PL, Flávio Bolsonaro, e seu staff planejam viagens pelo Nordeste, nas próximas semanas. A intenção é garantir chapas próprias em alguns estados, como em 2022. Na semana passada, Flávio falou numa entrevista de rádio que pode derrotar Lula na região, mas não é isso que as pesquisas têm mostrado.

 

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade