Foto: Reprodução
Na próxima quarta-feira, o presidente Lula irá a Salgueiro para dar ordem de serviço de duplicação da Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), ponto inicial do Eixo Norte do PISF. Neste domingo (25), o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a vice-governadora Priscila Krause (PSD), estiveram em Cabrobó, no local onde o inicia a captação da Transposição do São Francisco.
Concluída em 2015, a EBI-1 conta atualmente com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de 24,8 m³/s, e passará para quatro conjuntos, elevando a capacidade para 49 m³/s.
“Na próxima quarta-feira, o presidente Lula estará em Pernambuco novamente. Vamos estar em Salgueiro dando ordem de serviço para o bombeamento do Eixo Norte da Transposição”, contou o ministro.
Em Cabrobó, o ministro Waldez Góes ressaltou os investimentos do Governo Federal na Transposição com os R$ 30 bilhões do PAC Água para Todos, dos quais R$ 12 bilhões serão aplicados em infraestrutura.
A visita ao município pernambucano deu início ao projeto Caminho das Águas, com vistorias em obras da Transposição do Rio São Francisco também na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
“Estou acompanhado da vice-governadora Priscila Krause, nessa captação em Pernambuco. Estamos iniciando o projeto Caminho das Águas para acompanhar as obras que estão em execução, sejam barragens, adutoras,túneis e barramento em geral. Vou levar quatro semanas fazendo isso”, contou Waldez.
PARCERIA
Priscila Krause ressaltou as parcerias com o Governo Federal e a importância da Transposição do Rio São Francisco. “Essa parceria é fundamental e não tem nos faltado, desde o primeiro momento. E a governadora Raquel Lyra sempre enfatiza que o presidente Lula, através de todos os seus ministros, vem colocando o Governo Federal à disposição de Pernambuco. E não é diferente no que diz respeito às obras hídricas”, declarou.
A vice-governadora destacou a chegada de água aos municípios de Pernambuco com a Adutora do Agreste e também “os projetos complementares que dialogam com o nosso programa Águas de Pernambuco”. “Daqui a pouco, a gente começa a trabalhar o Canal de Entremontes”, relatou.