Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde mostra Jaboatão no 2º lugar nacional em atendimentos. E é líder no Estado em cirurgias eletivas

Foto: Divulgação

Jaboatão dos Guararapes aderiu ao programa federal Agora Tem Especialistas e os resultados já são relevantes, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O município pernambucano ocupa o 2º lugar nacional no ranking da Oferta Cuidados Integrados (OCI). No primeiro semestre de 2025,  foram realizados 12.574 atendimentos. Em julho, foram registrados 5.354 procedimentos, numa mostra de que continua avançando.

No campo das cirurgias eletivas, Jaboatão liderou em Pernambuco com 6.354 procedimentos realizados no primeiro semestre. Destaque para a cirurgia de catarata, que é realizada em até 45 dias, após a consulta com o especialista.

O modelo adotado, dentro do Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, reorganiza os fluxos de atendimento entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada, permitindo diagnósticos mais rápidos, acesso ágil a especialistas e a realização de cirurgias em prazos menores. Só nas áreas de oftalmologia, cardiologia e ortopedia, milhares de usuários já foram beneficiados com a nova lógica de atendimento.

“Jaboatão mostrou que é possível transformar a rede municipal de saúde com organização, inovação e compromisso com a população. Estar em primeiro no Estado no programa de cirurgias eletivas é a prova de que nossa gestão tem capacidade de resposta e está fazendo a saúde andar no ritmo que o povo precisa. Além disso, Jaboatão assumir como o segundo município do Brasil no novo processo de OCI, marca o caráter de vanguarda do município”, comentou o prefeito Mano Medeiros (PL).

A secretária de Saúde, Zelma Pessôa, afirmou que o modelo de Oferta de Cuidados Integrados mudou a forma de cuidar da população. “Antes, o paciente precisava enfrentar várias filas para cada etapa do diagnóstico e o tratamento. Agora, com a OCI, ele consegue consulta, exame e retorno no mesmo serviço em até 30 dias. Isso agiliza o diagnóstico, dá segurança no acompanhamento e garante eficiência. Já superamos 17 mil atendimentos em poucos meses e estamos nos preparando para expandir para áreas como ginecologia, oncologia e otorrinolaringologia”, explicou.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade