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Metroviários fazem greve de 24 horas em protesto contra a privatização, no dia que Lula vem ao Recife

Foto: Divulgação

Os metroviários do Recife decretaram uma paralisação de 24 horas como resposta a um possível projeto de concessão do metrô de Recife à iniciativa privada. A decisão foi tomada um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Recife, que chega nesta quinta-feira (14). A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, controladora do metrô, é um órgão do governo federal. A decisão de parar as atividades foi tomada pela maioria dos funcionários durante uma assembleia na Praça de Greve (Estação Central do Metrô).

O movimento também cobra do governo federal investimentos públicos urgentes para a recuperação e modernização do sistema, que atende cerca de 137 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana do Recife.

A assembleia desta quarta contou com a participação da categoria e o apoio de entidades sindicais e movimentos sociais, entre eles a CUT, CTB, CSP-Conlutas, movimentos estudantis e organizações populares. De acordo com o presidente do Sinmetro, Luiz Soares, afirmou que a paralisação inicial é de 24 horas, mas pode se estender caso Lula não comunique sobre a desistência do projeto.

“A gente vem conversando, dialogando com o governo federal para que ele garanta a não privatização. Foi o que ele [Lula] prometeu em campanha. Recentemente, recebemos a notícia de que ele vai conceder ao Estado para privatizar. Nós não concordamos com essa proposta”, destacou o presidente do Sindmetro.

O Sindmetro-PE ainda lançou uma campanha nacional de mídia exterior em defesa do metrô público. A partir de hoje, Recife terá mais de 20 outdoors e painéis de LED espalhados por pontos estratégicos da cidade pedindo a não privatização do metrô.

Privatização

A transferência da gestão, operação e manutenção da rede de metrô do Grande Recife para o Estado de Pernambuco foi autorizada pelo governo federal em 22 de maio deste ano, mas ainda não se concretizou. O governo de Pernambuco irá receber a propriedade dos bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do metrô.

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