Foto: Divulgação
Autor da lei que criou a reeleição para cargos executivos no Brasil, o deputado federal Mendonça Filho (UB) é totalmente contrário ao fim do modelo e aos cinco anos de mandato para presidente, governadores e prefeitos. Na entrevista concedida ao jornal Correio Braziliense, ele foi mais além, ao considerar como aberração os deputados terem mandatos também de cinco anos e os senadores passarem 10 no salão azul. “É um erro absolutamente claro, do ponto de vista histórico e do ponto de vista institucional. A emenda da reeleição veio para aprimorar o modelo democrático brasileiro, permitindo que os governos possam ter até dois mandatos municipais, estaduais e o governo nacional por meio do presidente da República. Revogar essa emenda e revê-la, para mim, é um grande erro”, diz Mendonça. A proposta está tramitando no Senado e tem apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os defensores do fim da reeleição argumentam, entre outras coisas, que as eleições nacionais, estaduais e municipais devem ser coincidentes para o eleitor só ir às urnas a cada cinco anos. Na Câmara Federal, o projeto tem mais dificuldades de ir adiante, até porque o presidente Arthur Lyra (PP-AL) não tem tanto interesse nisso. Vai terminar sendo mais uma tentativa fadada a entrar no arquivo morto do Congresso Nacional. O debate, inclusive, se dá num momento em que prefeitos de todo o País tentam renovar seus mandatos e outros concorrentes já pensado em passar oito anos nas prefeituras.
Tudo começa por Caruaru?
A frase dita pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, de que “tudo começa por Caruaru”, quando aliou-se à governadora Raquel Lyra (PSDB), ganhou outros ares no ato de apoio do PSB a José Queiroz (PDT). Havia banners com as imagens de Queiroz e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). E cerca de 50 municípios representados no evento em Caruaru.
Prazo é dia 15
Termina, na próxima sexta-feira, o prazo param quem se candidatar nas eleições deste ano pelo PT. A grande expectativa é quanto aos inscritos para disputar a vice na chapa do prefeito João Campos (PSB). Pelo menos essa é a vontade dos petistas.
Servidores cedidos
Ao assumir a presidência da Amupe, Marcelo Gouveia avisou que vai dialogar com o Governo do Estado para manter alguns servidores cedidos às prefeituras. O TCE estipulou prazo de 180 dias, mas o pessoal continua sendo chamado de volta.
Mais juízes
A partir deste mês, o TJPE começa a distribuir juízes em todas as comarcas de Pernambuco, conforme anunciou o presidente Ricardo Paes Barreto. Ele ainda disse que haverá uma Vara para o crime organizado, incluindo as tais torcidas dos times de futebol que aterrorizaram o Grande Recife nos dias de jogos.