Foto: Reprodução
Ex-vereadora do Recife, ex-deputada federal, segunda colocada tanto na disputa pela Prefeitura do Recife quanto ao Governo do Estado, Marília Arraes atualmente é a principal liderança do Solidariedade em Pernambuco. Ela vem percorrendo o Estado para lançar candidaturas a prefeituras e formar alianças partidárias na disputa de 2024. Mas está mesmo de olho é nas eleições de 2026. E é taxativa ao afirmar que tem todas as condições de estar presente numa futura chapa majoritária, justamente pelo histórico que tem no cenário político e suas votações expressivas. “Quero estar numa chapa majoritária em 2026. Não sei em qual posição, mas esse é o nosso desafio”, assegura. Nas eleições que ocorrerão daqui a dois anos, estarão em jogo duas vagas para o Senado, além de governador e vice. Com a reaproximação entre Marília Arraes e João Campos (PSB), já se ventila a possibilidade de ela compor a chapa do primo, caso ele seja reeleito prefeito do Recife e, em 2026, concorra ao Governo do Estado. Além disso, o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, chegou a citar Marília como possível candidata à Presidência da República. A ex-deputada pondera que o partido integra a base do Governo Federal e ela é apoiadora do presidente Lula. “Mas podemos contribuir para apoiar a reconstrução do País”, diz Marília. Vale lembrar que, em 2014, o primo Eduardo Campos também era aliado de Lula e candidatou-se a presidente contra a petista Dilma Rousseff.
Média de um ano
Petrobras conta com a 8ª pessoa na presidência em oito anos, com a posse de Magda Chambriard. Ou seja, cada comando tem média de um ano de duração. E ainda faltam pouco mais de dois anos e meio para o fim do mandato do presidente Lula. É torcer para que dessa vez dê certo porque, a cada mudança, o prejuízo é enorme para a maior empresa brasileira.
Veloso tenta alianças
O vice-prefeito Fernando Veloso (Agir) está tentando montar alianças em Goiana para apoiar sua candidatura à Prefeitura. Anda conversando com o MDB, mas tratará a vaga de vice com outros partidos. Veloso está rompido com o prefeito Eduardo Honório (UB).
Concorrência no Avante
Em Serra Talhada há uma disputa acirrada no Avante para a vaga de vice da prefeita Márcia Conrado (PT). Concorrem Faeca Melo, Alan Pereira, Duquinho, Leirson Magalhães e a única mulher, Roberta Meneses. Todos estão com campanhas nas ruas.
Gilmar Júnior vai insistir
Duas emendas do deputado Gilmar Júnior (PV) foram rejeitadas na CCLJ da Assembleia Legislativa, mas ele quer reapresenta-las nas comissões de Finanças, Administração e Saúde. Gilmar defende a inclusão de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas no projeto do Governo que trata sobre o pagamento do bônus de 100% das diárias aos médicos, nos períodos de emergência.