Foto: Leandro de Santana/PMJG
O município de Jaboatão passa a contar, a partir desta quinta-feira (4), com o Mapa Cultural, que reúne informações a respeito de agentes culturais, eventos, espaços, projetos, facilitando a organização, gerenciamento e promoção de atividades culturais. A ferramenta é fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, visando fomentar o setor. O anúncio feito pelo prefeito Mano Medeiros (PL) contou com as presenças da secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, e do diretor do Cine-PE, Alfredo Bertini.
De acordo com a Prefeitura, os produtores culturais que se cadastrarem poderão alimentar o Mapa. Também terão acesso a vários recursos, tais como divulgação de eventos e projetos culturais, interação com outros artistas, patrocinadores e público. Também encontrarão informações acessíveis aos editais de fomento à cultura, eventos, espetáculos, além de fundos de apoio cultural e outras oportunidades de financiamento e funcionalidades. A ferramenta digital pode ser acessada pelo link: https://mapacultural.jaboatao.pe.gov.br
“É muito gratificante participar desse momento. A cultura do Jaboatão é rica demais e merece ser destacada e celebrada. Com o lançamento desse Mapa, nós valorizamos ainda mais nossos talentos, inclusive tirando artistas municipais da invisibilidade e oferecendo ferramentas para que eles prosperem e fortaleçam a cultura local, que é tão vasta aqui”, declarou o prefeito Mano, agradecendo a parceria com o Sebrae
e Governo do Estado e o empenho da equipe envolvida no processo.
Representando o Sebrae, a gerente Alicya Chaves ressaltou que Jaboatão é um dos primeiros do Estado a aderir ao Mapa Cultural e outros municípios podem e devem replicar essa ferramenta. “É importante a participação das prefeituras nesse processo, pois acreditamos que o desenvolvimento sustentável também passa pela cultura”, enfatizou.
A secretária Cacau de Paula colocou que são ações como essa que democratizam o acesso à cultura. “A Secretaria Estadual de Cultura está à disposição para trabalhar junto com a Prefeitura de Jaboatão. Esta ferramenta é para vocês, com objetivo de facilitar o acesso às políticas públicas culturais. Parabéns ao prefeito Mano Medeiros e sua equipe pela sensibilidade em entregar essa grande ferramenta cultural aos fazedores e produtores culturais do município”, afirmou a secretária.