Foto: Rafael Vieira/DP
Por: Guilherme Anjos
Do Diario de Pernambuco
Durante a visita a Pernambuco, nesta quinta (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o filho dele Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado (PL). Na inauguração da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana, na Zona da Mata Norte pernambucana, Lula elevou o tom.
Disse, entre outras coisas, que “tem que pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição da pátria. Ele foi para lá instigar os americanos contra nós”, referindo-se a Eduardo, que está morando nos Estados Unidos.
Nesse momento do discurso, Lula olhou para os parlamentares pernambucanos que acompanhavam a solenidade.
Bolsonaro
Sobre o ex-presidente Bolsonaro, Lula citou “trama golpista” e o julgamento, que está em andamento. “É importante ficar claro. Não tem nenhuma acusação de nenhum opositor ao ex-presidente. Ele está sendo julgado pelas mazelas que ele fez, pela tentativa de golpe, pela preparação do assassinato ao presidente Lula, Alckmin (vice-presidente da República) e ao Alexandre de Moraes (ministro do STF)”.
Também disse que Jair Bolsonaro está sendo julgado por “tentativa de colocar um carro-bomba no aeroporto para explodir um caminhão com bomba, invadir a Polícia Federal no dia em que foi diplomado”. “Ou seja, ele não pode esquecer, ele está sendo julgado porque os comparsas dele o delataram”.